Página Inicial

Artigos científicos e Casos de Ensino

Orientação para apresentadores de Artigos Científicos e Casos de Ensino

Clique no botão ao lado para baixar o template do PPT do Congresso

As orientações a seguir são para as modalidades de artigos científicos e casos de ensino.

Pedimos gentilmente que o(a) apresentador(a) compareça para a atividade com antecedência a fim de:

  • inserir a apresentação no computador/equipamento da sala;
  • realizar testes de equipamento e material;
  • contribuir para que as sessões iniciem sem atrasos.

Abaixo compartilhamos informações sobre os procedimentos para apresentação dos trabalhos:

  • O trabalho será apresentado em formato de sessão oral, serão oferecidos computador e projetor para a sua apresentação;
  • Sugerimos que leve mais de uma possibilidade de acesso ao seu arquivo (por exemplo: pen drive, armazenamento em nuvem, e-mail).
  • O evento dispõe de padronização de apresentação (template para slides), porém não é obrigatório o seu uso;
  • Fica a critério dos apresentadores o idioma a ser utilizado para a apresentação dos trabalhos;
  • Haverá sempre um(a) monitor(a) para auxiliar no que for necessário.
  • Preste atenção quanto ao dia e horário da apresentação de seu artigo. Chegue sempre com algum tempo de antecedência para evitar atrasos. Qualquer problema entre em contato com a sala de apoio que ficará no Congresso;
  • As apresentações orais estão organizadas em módulos de 1 hora e 30 minutos, constando de 03 a 04 trabalhos nas sessões.

Nas sessões com três trabalhos, temos 30min para cada pesquisa, sendo:

  1. 10min para a apresentação do trabalho,
  2. 10min de discussão do trabalho pelo debatedor (a),
  3. 10 minutos pelos integrantes da mesa (autores do trabalho na mesma sessão) de apresentação e para os questionamentos gerais dos demais participantes.

Nas sessões com quatro trabalhos, temos 30min para cada pesquisa, sendo:

  1. 10min para a apresentação do trabalho,
  2. 5min de discussão do trabalho pelo debatedor (a),
  3. 7 minutos pelos integrantes da mesa (autores do trabalho na mesma sessão) de apresentação e para os questionamentos gerais dos demais participantes.

Orientações – Debates:

  • É muito importante que cada apresentador(a) leia os demais trabalhos da sua sessão para levar contribuições para melhoria aos outros estudos;
  • Cada apresentador(a) também será debatedor(a) de um trabalho de sua sessão pela sequência apresentada a seguir:
  • A ordem dos trabalhos é muito importante para que todos os autores possam contribuir com os demais trabalhos da sua sessão;
  • O autor/apresentador(a) do 1º trabalho apresentado na sessão debaterá junto com o coordenador/moderador(a) da sessão o 2º trabalho;
  • O autor/apresentador(a) do 2º trabalho debaterá na sessão o 3º trabalho em conjunto com o coordenador/moderador(a) e assim sucessivamente;
  • O autor(a) do último trabalho a ser apresentado debaterá na sessão o 1º trabalho em conjunto com o coordenador/moderador(a) da sessão.