Áreas temáticas e modalidades
Instituição dedicada ao desenvolvimento acadêmico em Ciências Contábeis
Áreas temáticas
Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo
UFBA
Prof. Dr. Vagner Antonio Marques
UFES
Auditoria e Tributos (AT).
Envolve pesquisas sobre temas contemporâneos, incluindo a asseguração de informações financeiras e não financeiras, o impacto da Indústria 4.0 na auditoria e sistemas de controles internos e tributários. Também abrange questões relacionadas a mudanças normativas e legislativas em auditoria e tributação, seus impactos práticos, o uso de tecnologias emergentes como inteligência artificial na auditoria, sustentabilidade e ESG, tributação digital, tributação em um contexto globalizado, práticas de governança tributária, e outros tópicos emergentes.
Contabilidade Financeira (CF).
Esta área abrange pesquisas relacionadas à elaboração e divulgação dos relatórios financeiros, incluindo aspectos de reconhecimento e mensuração de elementos contábeis, regulação e prática contábil, previsibilidade e aspectos qualitativos dos lucros e dos demais elementos das demonstrações financeiras e a implicação da informação contábil na avaliação econômica e financeira e na tomada de decisão pelos usuários externos.
Prof. Dr. Rene Coppe Pimentel
USP
Prof. Dra. Raquel Willie Sarquis
–
Prof. Dra. Neyla Tardin
FUCAPE
Prof. Dr. Tarcísio Pedro da Silva
fURB
Finanças e Mercados Financeiros (FMF)
Seja sobre Finanças privadas ou públicas, corporativas ou comportamentais com os temas que abordem as discussões de centralidade em estrutura de capital, desempenho financeiro e/ou de mercado sobre decisões financeiras organizacionais. Com base na Trade-Of Theory, Pecking Order Theory, Behavioral finance theory, Efficient markets, custo de transação, stakeholders.
Ainda, investimentos, mercado de capitais, educação financeira, tópicos contemporâneos em finanças.
Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)
Compreende o campo de estudos e pesquisas relacionados ao caráter interdisciplinar da controladoria e contabilidade gerencial. Abrange, mas não se restringe, ao estudo de temas como: controladoria aplicada às organizações privadas, públicas, e do terceiro setor, gestão da cadeia de produção, gestão de custos, planejamento e controle orçamentário, sistema de controle gerencial, aspectos comportamentais e contabilidade gerencial, avaliação de projeto de investimentos, sistema de informação gerencial, contabilidade gerencial e a economia digital, controle gerencial e sustentabilidade organizacional, profissão e atuação do controller, entre outros temas emergentes relacionados à controladoria, contabilidade e o controle gerencial. Incentiva-se a realização de investigações a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, como forma de promover o estudo das temáticas abrangidas por este tema.
Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto
UFSM
Prof. Dr. Viviane da Costa Freitag
UFPB
Prof. Dra. Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos
UFPE
Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo
USP/RP
Contabilidade e Setor Público (CSP).
Envolve pesquisas relacionadas ao setor público: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal (mecanismos de gestão do endividamento e limites fiscais), controladoria, custos e desempenho do setor público, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, pesquisas com abordagens históricas, orçamento público como mecanismos de controle fiscal, transparência e atuação de mecanismos de controle (interno, externo e social). São bem-vindas pesquisas com diferentes epistemologias, metodologias e lentes teóricas.
Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC)
Contempla o campo de pesquisa, de desenvolvimento e de estudos organizacionais sobre temas relacionados a: Gênero; Sexualidades; Classe Social; Raças e Etnias; Etarismo (preconceito relacionado à idade); Capacitismo (preconceito relacionado às deficiências); Diferentes Culturas e Religiões; (Re)Produção das Desigualdades na Profissão Contábil; Violências Simbólicas e Não-simbólicas; Interseccionalidade; Imbricamento. Estende-se para estudos com/sobre/em comunidades indígenas e comunidades quilombolas, reflexões sobre novas formas de colonialismo e as possibilidades de vozes subalternas em contabilidade, e sobre saberes subalternos. Inclui também estudos sobre, mas não limitados à: O impacto das políticas de diversidade, gestão da diversidade e a inclusão de diferentes grupos sociais; Contabilidade como forma de combater desigualdades sociais; Formas de contabilidade emancipatória, utópica e visionária; Práticas de Empoderamento; Regimes de (In)equidade; Políticas e iniciativas relacionadas a Maternidade/Paternidade; Pedagogia Queer; e Perspectivas Queer. Abarca estudos que busquem gerar reflexões sobre a importância da inclusão e da diversidade no desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das organizações e da sociedade, a partir de uma Práxis LGBTQIA+, Práxis Ética, e Liderança Feminista. A área temática está aberta para abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas e para estudos nos paradigmas pós-positivista, interpretativo e crítico de pesquisa contábil. Recepciona também estudos teóricos e bibliográficos, em especial revisões de literatura, além de abranger outras formas de escrita, como, por exemplo, a escrevivência, e a escrita feminista.
Prof. Dra. Bruna Camargos Avelino
UFMG
Prof. Dr. Juliano Lima Soares
UFG
Prof. Dra. Ducineli Régis Botelho
UnB
Prof. Dr. Elisabeth de Oliveira Vendramin
UFMS
Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC).
Enfoca pesquisas quantitativas e/ou qualitativas relacionadas à construção do conhecimento científico em Educação e Pesquisa em Contabilidade.
Na temática de Educação, são esperados estudos sobre: formação e profissão docente, desenho e execução dos projetos pedagógicos dos cursos, prática pedagógica em aulas presenciais e virtuais, competências docentes e discentes, e temas emergentes em Educação Contábil.
No âmbito da Pesquisa, espera-se estudos que desenvolvam, no cenário contábil: o uso e a aplicação das diversas abordagens metodológicas, técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, das diferentes perspectivas teóricas e paradigmáticas, da avaliação de pesquisas científicas e de aspectos éticos da pesquisa e temas emergentes da área temática.
Tópicos Especiais de Contabilidade (TEC)
Destinada a abordar tópicos, não abrangidos pelas demais áreas, que tratam da interação contabilidade-sociedade: a) Contabilidade e desenvolvimento social e econômico (abrange mas não limitado a ESG/SEA, RI, GRI, ODS, Balanço Contábil das Nações –BCN). b) Accountability, governança e Demonstrações contábeis para prestação de contas de entidades do terceiro setor e outras entidades privadas e públicas. (abrange, mas não limitado a Entidades Esportivas, Federações, Confederações, ONGs, Fundações e IES). c) Uso de tecnologia na contabilidade (abrange mas não limitado a IA, Machine Learning, Redes Neurais, Sistemas Inteligentes). d) Crime e Contabilidade (abrange mas não limitado a Fraudes, Canais de Denúncia, Whitleblowing, Compliance, Investigação e Pericia, Organizações Criminosas, Lavagem de Dinheiro, Corrupção, papel da auditoria e demais gatekeepers).
Prof. Dra. Nayane Krespi Musial
UFPR
Prof. Dr. Paulo Henrique Nobre Parente
UFC
Prof. Dra. Edvalda Araújo Leal
UFU
Casos para Ensino (CE).
Casos para ensino possuem objetivo educacional, orientado para aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de determinada disciplina. O caso para ensino é uma modalidade de trabalho que abrange um relato de uma situação vivenciada por um profissional e/ou organização. O caso deve apresentar um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, envolvendo conteúdo específico de uma determinada área e/ou interdisciplinar. Sugerimos que os casos para ensino a serem submetidos, sigam a seguinte estrutura: Introdução, Contexto do Caso; Dilema do Caso; Fechamento do Caso; Anexos e/ou Apêndices; Notas de Ensino.
Observação: os casos submetidos devem seguir as orientações específicas indicadas no menu Formatação de Trabalhos – Casos para Ensino.
Modalidades
Prof. Dra. Maria Ivanice Vendruscolo
UFRGS
Iniciação Científica (IC).
Fomentar a pesquisa científica para estudantes de graduação e ou recém-formados, a exemplo de trabalho de conclusão de curso e projetos de iniciação científica, com a supervisão de um a dois professores orientadores em qualquer uma das sete áreas temáticas no congresso. Da mesma forma, promover integração acadêmica entre estudantes de graduação e de pós-graduação.
São áreas temáticas da Iniciação Científica: Auditoria e Tributos (AT); Contabilidade Financeira e Finanças (CFF); Contabilidade e Setor Público (CSP); Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC), Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC) e Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC).
Prof. Dra. Marta Cristina Pelucio Grecco
UFRGS
Artigos Tecnológicos (AT).
A busca da interação entre teoria e prática tem se intensificado ultimamente no Brasil. O artigo tecnológico é uma das formas de possibilitar essa interação, pois seu conteúdo tem ênfase profissional.
Os artigos tecnológicos são orientados para o uso e devem apresentar a seguinte estrutura: Introdução, que deverá apresentar o contexto e a realidade investigada e a situação problema e/ou oportunidade de melhoria relacionada ao contexto apresentado; Diagnóstico da situação problema e/ou oportunidade, que deverá conter embasamento teórico-científico para sustentar o diagnóstico apresentado; Análise da situação problema e/ou oportunidade de melhoria e propostas de inovação/ intervenção/ recomendação; Conclusões e contribuições tecnológicas e sociais.
Prof. Dr. Renato Henrique Gurgel Mota
–
Consórcio Mestral e Doutoral.
A busca da interação entre teoria e prática tem se intensificado ultimamente no Brasil. O artigo tecnológico é uma das formas de possibilitar essa interação, pois seu conteúdo tem ênfase profissional.
Os artigos tecnológicos são orientados para o uso e devem apresentar a seguinte estrutura: Introdução, que deverá apresentar o contexto e a realidade investigada e a situação problema e/ou oportunidade de melhoria relacionada ao contexto apresentado; Diagnóstico da situação problema e/ou oportunidade, que deverá conter embasamento teórico-científico para sustentar o diagnóstico apresentado; Análise da situação problema e/ou oportunidade de melhoria e propostas de inovação/ intervenção/ recomendação; Conclusões e contribuições tecnológicas e sociais.
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