Página Inicial

Histórico

Histórico

Os primeiros movimentos formais em direção à criação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT ocorreram em julho de 2005 durante a realização do V Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Na ocasião, os coordenadores dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis então presentes se reuniram sob a liderança do Prof. Dr. Fabio Frezatti para discutir acerca da criação de uma associação que pudesse congregar e representar os Programas nas mais diversas instâncias.

Em novembro de 2005, durante a realização do XII Congresso Brasileiro de Custos e IX Congresso Internacional de Custos, em Itapema – SC, os coordenadores dos Programas voltaram a se reunir para discutir uma primeira versão do Estatuto da associação. Esta foi repassada aos coordenadores para que pudessem revisar e apresentar sugestões.

Em 30 de janeiro de 2006, nas dependências da Fucape Business School, em Vitória – ES, reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária os coordenadores dos 14 Programas existentes à época para aprovar o Estatuto e assim constituir formalmente a Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT, tendo sido eleitos os seguintes diretores: Diretor Presidente, Prof. Dr. Fabio Frezatti; Diretor Científico, Profa. Dra. Ilse Maria Beuren e Diretor Administrativo-Financeiro, Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama.

A Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT, fundada em 30 de janeiro de 2006, é uma associação sem fins lucrativos e apartidária e tem por objetivo atuar na área de educação, congregando e representando as instituições brasileiras que mantêm cursos de mestrado e/ou doutorado em Ciências Contábeis.