Modalidades/Áreas Temáticas

Modalidade: Artigos Científicos

Auditoria e Tributos (AT)

Coordenadores: Henrique Formigoni (PPGCFE/Mackenzie) e Jorge de Souza Bispo (PPGCONT/UFBA)

Envolve pesquisas relacionadas a temas contemporâneos de Auditoria e Tributação. Compreende temas ligados as implicações tecnológicas e de mercado nos processos de auditoria, englobando, dentre outros, assurance, auditoria interna e externa, auditoria de TI, normas internacionais de auditoria, planejamento e gestão de tributos, compliance tributário, crimes tributários, tributação internacional, governança tributária, dentre outros

Contabilidade Financeira e Finanças (CFF)

Coordenadores: Carlos Henrique Silva do Carmo (PPGCONT/UFG), Lucas Ayres Barreira de Campos Barros (PPGCC/FEA/USP) e Vagner Marques (PPGCON/UFES)

Envolve pesquisas relacionadas aos aspectos elaboração e divulgação dos Relatórios Financeiros e seu uso na avaliação econômica e financeira das firmas. Esta área foca no processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, na análise das escolhas contábeis e nos métodos da preparação dos relatórios financeiros, bem como na coleta e análise de informações contábeis (GAAP) e não contábeis (Non-GAAP) reportadas pela entidade, e outras fontes de informações disponíveis, relativas a avaliação da firma.

Contabilidade e Setor Público (CSP)

Coordenadores: Antônio André Cunha Callado (PPGC/UFRPE) e Claudia Ferreira da Cruz (UFRJ)

Envolve pesquisas relacionadas ao setor público: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, controladoria na gestão pública, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, desempenho do setor público, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, auditoria pública.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenadores: Claúdio Wanderley (PPGCC/UFPE) e Franciele Beck (PPGCC/FURB)

Envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre tópicos relacionados à contabilidade e controle gerencial. Desdobra-se principalmente em: controladoria aplicada às organizações privadas, públicas, e do terceiro setor, gestão da cadeia de produção, gestão de custos, planejamento e controle orçamentário, sistema de controle gerencial, aspectos comportamentais e contabilidade gerencial, avaliação de projeto de investimentos, sistema de informação gerencial, profissão do controller, entre outros.

Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC)

Coordenadores: Carlos Adriano Gordiano (UFC), Samuel Durso (Fipecafi) e Silvia Casa Nova (Generas/FEAUSP –  ESAN/UFMS)

Contempla o campo de pesquisa, de desenvolvimento e de estudos organizacionais sobre temas relacionados a: Gênero; Sexualidades; Classe Social; Raças e Etnias; Etarismo (preconceito relacionado à idade); Capacitismo (preconceito relacionado às deficiências); Diferentes Culturas e Religiões; (Re)Produção das Desigualdades na Profissão Contábil; Violências Simbólicas e Não-simbólicas; Interseccionalidade; Imbricamento. Estende-se para estudos com/sobre/em comunidades indígenas e comunidades quilombolas, reflexões sobre novas formas de colonialismo e as possibilidades de vozes subalternas em contabilidade, e sobre saberes subalternos. Inclui também estudos sobre, mas não limitados à: O impacto das políticas de diversidade, gestão da diversidade e a inclusão de diferentes grupos sociais; Contabilidade como forma de combater desigualdades sociais; Formas de contabilidade emancipatória, utópica e visionária; Práticas de Empoderamento; Regimes de (In)equidade; Políticas e iniciativas relacionadas a Maternidade/Paternidade; Pedagogia Queer; e Perspectivas Queer. Abarca estudos que busquem gerar reflexões sobre a importância da inclusão e da diversidade no desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das organizações e da sociedade, a partir de uma Práxis LGBTQIA+, Práxis Ética, e Liderança Feminista. A área temática está aberta para abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas e para estudos nos paradigmas pós-positivista, interpretativo e crítico de pesquisa contábil. Recepciona também estudos teóricos e bibliográficos, em especial revisões de literatura, além de abranger outras formas de escrita, como, por exemplo, a escrevivência, e a escrita feminista.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenadores: Sidnei Celerino da Silva (Unioeste), Edvalda Araújo Leal (UFU) e Elisabeth de Oliveira Vendramin (UFMS)

Envolve estudos relacionadas à prática pedagógica no ensino contábil – estratégias de ensino tradicionais e ativas, didática, recursos pedagógicos, avaliação do ensino e da aprendizagem; reflexões sobre o planejamento do ensino-aprendizagem – planejamento e organização do trabalho docente, ambiente de aprendizagem, contexto dos processos de ensino e de aprendizagem, formação e saberes para a docência, formação para a pesquisa, competências docentes e discentes, identidade docente, profissionalização docente e reflexões acerca da carreira docente. Pesquisas que abordam o planejamento, realização e a avaliação das atividades de interesse curricular, avaliação das IES, dos cursos e do desempenho dos estudantes; concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning; ambientes Virtuais de Aprendizagem; comunicação, interação, trabalho colaborativo, mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.  Estudos que discutam os diferentes métodos e técnicas científicas, perspectivas teóricas e paradigmáticas, bem como seus impactos e aplicação no desenvolvimento do conhecimento na área contábil, planejamento da pesquisa científica, avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas, técnicas de coleta de dados e procedimentos de análise de dados.

Tópicos Especiais de Contabilidade (TEC)

Coordenadores: Clayton Levy Lima de Melo (UFRN) e José Alonso Borba (UFSC)

Envolve estudos que investigam a preparação, uso ou divulgação de relatórios sociais, ambientais e de sustentabilidade das organizações. Dentre os múltiplos relatórios existentes se destacam o Relato Integrado (RI), Global Reporting Initiative (GRI), Balanço Contábil das Nações (BCN), demonstrações contábeis para prestação de contas de entidades do terceiro setor e outras entidades privadas e públicas. A área também envolve questões de pesquisa sobre accountability, governança e desempenho no terceiro setor, além de temas emergentes em contabilidade, como uso de novas tecnologias, técnicas de extração de dados e temas que não se enquadram especificamente nas demais áreas.

Modalidade: Artigos Tecnológicos (AT)

Coordenador: Valcemiro Nossa (Fucape)

Todas as áreas temáticas.

Modalidade: Iniciação Científica (IC)

Coordenador: Sady Mazzioni (PPGCCA/Unochapecó) Todas as áreas temáticas.

ENDEREÇO

Rua Maestro Cardim, 1170
11º Andar, Bela Vista - São Paulo/SP


CONTATO

  secretaria@anpcont.org.br
Siga-nos no Facebook

CERTIFICADOS ON-LINE

Para emitir seu certificado, basta informar seu CPF no campo abaixo e clicar em Acessar.

Compartilhe nas redes socias
© ANPCONT 2019