O CONGRESSO

Apresentação

O Congresso Anpcont é um evento organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCont). Ele proporciona a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, representando um meio de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis.

Concentra discussões relativas à Auditoria e Tributos (AT); Contabilidade Financeira (CF); Finanças e Mercados Financeiros (FMF); Contabilidade e Setor Público (CSP); Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC), Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC) e Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC).

O evento busca estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, e possibilita aos participantes conhecerem os distintos enfoques dos estudos nas Ciências Contábeis.

Comissão organizadora

Marcelo Botelho de Costa Moraes, Dr. (USP-RP)

Diretor Presidente

Delci Grapégia Dal Vesco, Dra. (Unioeste)

Diretora Científica

Simone Letícia Raimundini Sanches, Dra. (UEM)

Diretora Administrativa / Financeira

Edilson Paulo, Dr. (UFSC)

Diretor de Relações Institucionais

Programa anfitrião



Coordenador do PPGCont: César Augusto Tibúrcio Silva, Dr.
Coordenador-adjunto: Rodrigo de Souza Gonçalves, Dr
xIX anpcont

Atividades previstas.

01

Palestras

Estão previstas palestras relacionadas à Contabilidade, a serem proferidas por palestrantes nacionais e internacionais.

02

Painéis

Estão previstos painéis que contemplarão assuntos relacionados à Contabilidade e mercado de trabalho, com a participação de painelistas nacionais e internacionais.

03

Sessões temáticas

Espera-se que cerca de 500 artigos científicos, tecnológicos e de iniciação científica sejam submetidos à apreciação do Comitê Científico do Congresso. Após a avaliação, os mesmos serão apresentados em sessões temáticas

04

Workshops

Estão previstos Workshops, que contemplarão assuntos relacionados às áreas de pesquisa, bem como 2 (dois) Workshops com Editores Stakeholders de periódicos de Contabilidade.

05

Consórcio Doutoral e Mestral

Estão previstas discussões de Projetos de alunos de Doutorado e de Mestrado, com vistas a detecção de pontos de melhorias das respectivas pesquisas. A previsão é de recepção de projetos de dissertação de mestrado e de teses de doutorado.

xviii anpcont

Quem estará conosco.

Palestrantes confirmados em nosso evento.

Adam Presslee

PhD, CPA.


Adam Presslee é PhD em Contabilidade pela University of Waterloo. Professor Associado da University of Waterloo; J. Page R. Wadsworth Chair em Contabilidade e Finanças; Co-Diretor do Centro de Relatórios de Sustentabilidade e Gestão de Desempenho da CPA Ontário. Suas pesquisas focam em sistemas de controle gerencial, incentivos de desempenho e tomada de decisão. Publicou em importantes revistas acadêmicas, como The Accounting Review e Journal of Management Accounting Research. Além de sua carreira acadêmica, possui experiência prática como CPA, atuando em diversas funções na área contábil.

Araceli Mora

PhD.


Araceli Mora é professora titular de Contabilidade e Finanças na Universidade de Valência (Espanha). Desde maio de 2024, é Presidente Eleita da European Accounting Association (EAA). Foi editora da revista Accounting in Europe e é membro do conselho editorial das revistas Accounting in Europe, European Accounting Review e Accounting and Business Research, entre outras. Participou de três grandes projetos de pesquisa sobre regulação contábil financiados pela Comissão Europeia. Seus principais interesses de pesquisa incluem IFRS, conservadorismo, gerenciamento de resultados, contabilidade bancária, efeitos das normas contábeis e impacto da pesquisa. Ela publicou em revistas acadêmicas internacionais como European Accounting Review, Accounting in Europe, Accounting and Business Research, Journal of Business Finance and Accounting, Abacus, Accounting, Auditing and Accountability Journal e Journal of Accounting Education. Araceli foi membro do EFRAG-TEG (2009-2015) e atualmente é membro do EFRAG Academic Panel.

Frank Verbeeten

PhD, MBA.


Frank Verbeeten é professor de Contabilidade na Universidade de Utrecht. Sua foca no uso e na eficácia de medidas de desempenho (incluindo medidas que capturam atividades de sustentabilidade e intangíveis), no design de sistemas de controle e no papel do CFO e do departamento financeiro nas organizações. Publicou em revistas científicas internacionais, como The Accounting Review, Organization Studies, International Journal of Marketing Research, Accounting, Auditing & Accountability Journal e Management Accounting Research, além de publicações voltadas para profissionais, como Strategic Finance e Executive Finance. É coeditor do Journal of Management Control e revisor ad hoc de diversas revistas científicas internacionais.

Confira as informações e regras do evento.

Não deixe de ler atentamente para garantir uma experiência completa e alinhada com os requisitos do evento.

Áreas temáticas e modalidades


Descubra as principais áreas temáticas abordadas no congresso e as modalidades disponíveis para a apresentação dos trabalhos.

Regras gerais e critérios para avaliação


Aqui estão descritas as orientações para a submissão de trabalhos. Você encontrará informações detalhadas sobre as regras gerais e o formato das avaliações.

Formatação dos trabalhos e Estrutura por modalidade


Baixe os templates e conheça as orientações sobre cada modalidade de submissão, além de requisitos de formatação.

Inscrições XIX ANPCONT

São 3 (três) categorias de inscrições disponíveis:

1

Estudantes de graduação

2


Estudantes de Mestrado e Doutorado

3


Professores. Pesquisadores e Público em Geral


Os valores de inscrição para 2025 estão disponíveis na tabela a seguir:

Categorias1º Lote  (15/09 até 20/10)2º Lote (de 21/10 até 16/11)
Estudantes de GraduaçãoR$ 350,00R$ 420,00
Estudantes de Mestrado e DoutoradoR$ 650,00R$ 780,00
Professores. Pesquisadores e Público em GeralR$ 990,00R$ 1.200,00


Para as categorias de estudantes será necessário o envio de comprovante de matrícula para o e-mail: congresso@anpcont.org.br

(*) O segundo lote será suspenso caso o número de participantes tenha atingido a capacidade.

Informações importantes:

  • Os autores com trabalhos aprovados devem realizar a inscrição até 20 de outubro de 2025 para que seus trabalhos possam ser incluídos na programação e nos anais do evento.
  • As inscrições serão interrompidas quando o número máximo de participantes for atingido.  
  • Estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado deverão encaminhar o comprovante de vínculo com a Instituição de Ensino.

Associados Individuais ANPCONT: Associados individuais, com anuidade de 2025 paga, deverão encaminhar um e-mail para congresso@anpcont.org.br solicitando o seu cupom de desconto. O cupom concederá 10% de desconto.

Caso o pagamento de sua inscrição seja por meio de nota de empenho, por favor fique atento às informações a seguir:

O participante deve realizar a sua inscrição por meio da Plataforma Oxford utilizando a opção “Nota de Empenho/Invoice”. 

Autores com trabalhos aprovados deverão enviar Nota de Empenho até o dia 20 de outubro de 2025.

Demais participantes deverão enviar a Nota de Empenho até 24 de novembro de 2025. Lembramos que a partir do 21 de outubro de 2024 iniciaremos a venda do 2º lote, e por essa razão, haverá mudança no valor da taxa da inscrição.

O envio da Nota de Empenho e as solicitações de recibo devem ser enviados para o e-mail congresso@anpcont.org.br

A liberação da inscrição e o envio do recibo ocorrerão somente após o envio da Nota de Empenho.

Dados da Anpcont para emissão da Nota de Empenho

Razão Social: Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis – Anpcont
CNPJ: 07.992.477/0001-40
Banco Santander
Agência 2072
C/C 13001218-9

Emissão de recibo para pagamento por Nota de Empenho

Para a emissão de recibo correspondente é fundamental enviar as seguintes informações juntamente com a Nota de Empenho:

Razão Social (nome do órgão público que fará o pagamento por empenho):
CNPJ:
Endereço:
E-mail para envio do recibo:
Valor:
Descrição: (nesse campo é imprescindível indicar o (s) nome (s) do (s) participante (s), Telefone de contato da pessoa responsável pelo pagamento na instituição.

Se você ainda não é um Associado Individual, conheça mais sobre os benefícios e se torne um associado para garantir sua inscrição para o Congresso ANPCONT com o valor diferenciado.

Cronograma

DataAtividades Programadas
07/04/2025Início da submissão dos trabalhos
04/08/2025Término da submissão dos trabalhos (sistema fecha às 18 horas)
05/08  a 05/09/2025Período de avaliação dos trabalhos
Até 15/09/2025Divulgação da lista de trabalhos selecionados
15/09 a 20/10/2025Período de inscrições (1º lote)
20/10/2025Data limite para pagamento (ou envio de nota de empenho) de inscrição de autores que tiveram trabalhos aprovados
21/10/2025 a 23/11/2025Período de inscrições (2º lote)
07/11/2024Data limite para envio da nota de empenho. Importante: a inscrição ficará sujeita à cancelamento se não houver o envio deste documento.
03 a 05/12/2025Realização do XIX Congresso Anpcont

Contato

Para informações sobre o Congresso Anpcont: