Instruções para Autores(as) / apresentadores
Orientações válidas para o Congresso ANPCONT
ARTIGOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CASOS
Abaixo compartilhamos informações sobre os procedimentos para apresentação dos trabalhos das sessões orais de artigos científicos, tecnológicos e casos:
Preste atenção quanto ao dia e horário da apresentação do seu artigo. Chegue sempre com algum tempo de antecedência para evitar atrasos. Qualquer problema entre em contato com a sala de apoio que ficará no Congresso;
- Para o trabalho que for apresentado em formato de sessão oral, serão oferecidos computador e projetor para a sua apresentação;
- Sugerimos que leve mais de uma possibilidade de acesso ao seu arquivo (por exemplo: pen drive, armazenamento em nuvem, e-mail).
- O evento não dispõe de padronização de apresentação (template para slides), portanto você pode usar o padrão da sua instituição, se for o caso;
- Fica a critério dos apresentadores o idioma a ser utilizado para a apresentação dos trabalhos;
- Haverá sempre um(a) monitor(a) para auxiliar no que for necessário.
- A programação geral das apresentações consta no site da Anpcont, na opção Programação Analítica.
- Preste atenção quanto ao dia e horário da apresentação do seu artigo. Chegue sempre com algum tempo de antecedência para evitar atrasos. Qualquer problema entre em contato com a sala de apoio que ficará no Congresso;
Organização das sessões orais:
As apresentações orais estão organizadas em módulos de 1h30min, compostos por 3 ou 4 trabalhos por sessão.
- Sessões com 3 trabalhos: cada artigo dispõe de 30 minutos, sendo 10 minutos para a apresentação do trabalho pelo autor, 10 minutos para a discussão conduzida pelo moderador da sessão, 5 minutos para o debatedor (autor do próximo trabalho) e 5 minutos finais destinados às contribuições dos demais autores e do público.
- Sessões com 4 trabalhos: cada artigo dispõe de 22 minutos, sendo 8 minutos para a apresentação do trabalho pelo autor, 7 minutos para a discussão conduzida pelo moderador da sessão, 4 minutos para o debatedor (autor do próximo trabalho) e 3 minutos finais destinados às contribuições dos demais autores e da plateia.
Orientações para o debate:
Cada autor atuará também como debatedor de outro trabalho, seguindo a sequência abaixo:
1. O autor do 1º trabalho debaterá o 2º;
2. O autor do 2º trabalho debaterá o 3º, e assim sucessivamente;
3. O autor do último trabalho debaterá o 1º
É importante que cada apresentador leia previamente os demais trabalhos da sua sessão para levar contribuições construtivas para melhoria dos outros estudos.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Abaixo compartilhamos informações sobre os procedimentos para apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica, este ano teremos duas formas de apresentação: 1) Apresentação oral (mesa redonda) e 2) Pôster Científico (banner):
– Apresentação oral (mesa redonda)
As sessões terão 60 minutos de duração e três trabalhos em cada mesa redonda. Os autores terão 10 (dez) minutos para apresentar / comentar sobre a pesquisa, sem uso de equipamento audiovisual.
Os 10 (dez) minutos restantes serão disponibilizados para os debatedores previamente definidos inferir comentários e contribuições sobre os trabalhos. Em havendo disponibilidade de tempo, os ouvintes presentes às sessões também podem fazer arguições e contribuições.
Em cada sessão haverá um moderador, para conduzir as atividades.
– Poster Científico (banner)
Os autores dos trabalhos aprovados para apresentação em formato de pôster, deverão fixá-los nos locais indicados no local do evento, na data específica da programação.
A fixação do pôster deverá acontecer com, no mínimo, uma hora de antecedência ao início da sessão. Ao menos um dos autores deverá estar presente durante todo o horário da sessão, para interagir com os moderadores e congressistas, debatendo conteúdo e esclarecendo as dúvidas.
Ao final da sessão, os autores deverão retirar seus trabalhos.
Dimensões do pôster: 90 cm largura x 120 cm altura (orientação vertical), com bastão e corda.
Não exceda as medidas informadas.
Template: disponibilizamos um modelo em ppt. As fontes, cores, tabelas e gráficos podem ser elaboradas livremente pelo autor.
Fique atendo sobre o formato da sua apresentação, caso tenha dúvida, entre em contato pelo e-mail congresso@anpcont.org.br
CONSÓRCIO MESTRAL e DOUTORAL
O Consórcio Doutoral e Mestral da ANPCONT envolve uma sistemática de mesa redonda para discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado de alunos de PPGs, com o objetivo geral de contribuir para a evolução da pesquisa na área contábil e, em particular, para a qualidade das dissertações e teses a serem defendidas.
Consórcio Mestral e Doutoral – Tempo para discussão de cada projeto
Tempo de apresentação: 10 minutos
Tempo para o debatedor: 15 minutos
Tempo para o público: 5 minutos
Ao apresentador:
O apresentador deve preparar uma apresentação do projeto de dissertação ou de tese, utilizando o template da sua instituição.
O tempo de apresentação será de 10 minutos.
O apresentador deve levar a apresentação em formato pdf e powerpoint em pendrive, e também ter um backup em e-mail, Dropbox ou Onedrive.
Ao debatedor:
Ao debatedor, pedimos que apresente as contribuições para o mestrando/doutorando quanto aos seguintes itens:
– Clareza na delimitação do tema, problema e objetivos;
– Relevância teórico-prática do projeto de tese ou de mestrado para o conhecimento da área;
– Qualidade do referencial teórico e dos argumentos teóricos;
– Adequação e clareza na descrição das etapas para a operacionalização do estudo;
– Adequação da metodologia para o cumprimento dos objetivos da pesquisa.
O tempo para o debatedor será de 15 minutos.
Pedimos ao debatedor que as contribuições sejam entregues aos apresentadores em formato escrito. Este pode ser via arquivo em pdf. ou word, e deve ser enviada por e-mail para o apresentador logo ao final da sessão, ou se preferirem, podem levar as contribuições em papel para entrega logo após o debate.
Ao moderador da sessão
– O moderador da sessão será responsável por indicar os trabalhos que serão apresentados, fazer o controle do tempo para discussão de cada projeto, informar no início da sessão o tempo de apresentação, o tempo de debate e o tempo destinado às perguntas do público presente, e fazer o agradecimento inicial e final a todos os participantes da sala.
– Antes de cada apresentação, o moderador irá informar o título, o autor, o orientador e a instituição dos mesmos, bem como apresentar quem será o professor debatedor.
– O moderador irá abrir ao público os 5 minutos para debate, após as considerações do debatedor.
