Página Inicial

Modalidades e Áreas Temáticas

Auditoria e Tributos (AT)

Coordenadores: Henrique Formigoni (PPGCFE/Mackenzie) e Jorge de Souza Bispo (PPGCONT/UFBA)

Envolve pesquisas relacionadas a temas contemporâneos de Auditoria e Tributação. Compreende temas ligados as implicações tecnológicas e de mercado nos processos de auditoria, englobando, dentre outros, assurance, auditoria interna e externa, auditoria de TI, normas internacionais de auditoria, planejamento e gestão de tributos, compliance tributário, crimes tributários, tributação internacional, governança tributária, dentre outros

Contabilidade Financeira e Finanças (CFF)

Coordenadores: Carlos Henrique Silva do Carmo (UFG), Lucas Ayres Barreira de Campos Barros (USP) e Vagner Marques (UFES)

Abrange pesquisas relacionadas à elaboração e divulgação dos Relatórios Financeiros; ao uso e implicação da informação contábil na avaliação econômica e financeira pelos usuários externos; ao funcionamento dos mercados financeiros; e às decisões financeiras organizacionais e individuais.

Contabilidade e Setor Público (CSP)

Coordenadores: Antônio André Cunha Callado (UFRPE) e Ricardo Rocha Azevedo (USP/RP)

Envolve pesquisas relacionadas ao setor público: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal (mecanismos de gestão do endividamento e limites fiscais), controladoria, custos e desempenho do setor público, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, pesquisas com abordagens históricas, orçamento público como mecanismos de controle fiscal, transparência e atuação de mecanismos de controle (interno, externo e social). São bem-vindas pesquisas com diferentes epistemologias, metodologias e lentes teóricas.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenadores: Andson Braga de Aguiar (USP) e Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM)

Compreende o campo de estudos e pesquisas relacionados ao caráter interdisciplinar da controladoria e contabilidade gerencial. Abrange, mas não se restringe, ao estudo de temas como: controladoria aplicada às organizações privadas, públicas, e do terceiro setor, gestão da cadeia de produção, gestão de custos, planejamento e controle orçamentário, sistema de controle gerencial, aspectos comportamentais e contabilidade gerencial, avaliação de projeto de investimentos, sistema de informação gerencial, contabilidade gerencial e a economia digital, controle gerencial e sustentabilidade organizacional, profissão e atuação do controller, entre outros temas emergentes relacionados à controladoria, contabilidade e o controle gerencial. Incentiva-se a realização de investigações a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, como forma de promover o estudo das temáticas abrangidas por este tema.

Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil (DICOC)

Coordenadores: Carlos Adriano Gordiano (UFC) e Samuel Durso (UFMG)

Contempla o campo de pesquisa, de desenvolvimento e de estudos organizacionais sobre temas relacionados a: Gênero; Sexualidades; Classe Social; Raças e Etnias; Etarismo (preconceito relacionado à idade); Capacitismo (preconceito relacionado às deficiências); Diferentes Culturas e Religiões; (Re)Produção das Desigualdades na Profissão Contábil; Violências Simbólicas e Não-simbólicas; Interseccionalidade; Imbricamento. Estende-se para estudos com/sobre/em comunidades indígenas e comunidades quilombolas, reflexões sobre novas formas de colonialismo e as possibilidades de vozes subalternas em contabilidade, e sobre saberes subalternos. Inclui também estudos sobre, mas não limitados à: O impacto das políticas de diversidade, gestão da diversidade e a inclusão de diferentes grupos sociais; Contabilidade como forma de combater desigualdades sociais; Formas de contabilidade emancipatória, utópica e visionária; Práticas de Empoderamento; Regimes de (In)equidade; Políticas e iniciativas relacionadas a Maternidade/Paternidade; Pedagogia Queer; e Perspectivas Queer. Abarca estudos que busquem gerar reflexões sobre a importância da inclusão e da diversidade no desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das organizações e da sociedade, a partir de uma Práxis LGBTQIA+, Práxis Ética, e Liderança Feminista. A área temática está aberta para abordagens de pesquisa qualitativas e quantitativas e para estudos nos paradigmas pós-positivista, interpretativo e crítico de pesquisa contábil. Recepciona também estudos teóricos e bibliográficos, em especial revisões de literatura, além de abranger outras formas de escrita, como, por exemplo, a escrevivência, e a escrita feminista.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenadores: Elisabeth de Oliveira Vendramin (UFMS) e Sidnei Celerino da Silva (Unioeste) 

Envolve estudos relacionadas à prática pedagógica no ensino contábil – estratégias de ensino tradicionais e ativas, didática, recursos pedagógicos, avaliação do ensino e da aprendizagem; reflexões sobre o planejamento do ensino-aprendizagem – planejamento e organização do trabalho docente, ambiente de aprendizagem, contexto dos processos de ensino e de aprendizagem, formação e saberes para a docência, formação para a pesquisa, competências docentes e discentes, identidade docente, profissionalização docente e reflexões acerca da carreira docente. Pesquisas que abordam o planejamento, realização e a avaliação das atividades de interesse curricular, avaliação das IES, dos cursos e do desempenho dos estudantes; concepção, planejamento, implementação e avaliação de projetos de Educação a Distância, E-learning e B-Learning; ambientes Virtuais de Aprendizagem; comunicação, interação, trabalho colaborativo, mediação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.  Estudos que discutam os diferentes métodos e técnicas científicas, perspectivas teóricas e paradigmáticas, bem como seus impactos e aplicação no desenvolvimento do conhecimento na área contábil, planejamento da pesquisa científica, avaliação da pesquisa científica: critérios de validade e confiabilidade. Ética na pesquisa científica. Abordagens metodológicas, técnicas de coleta de dados e procedimentos de análise de dados.

Tópicos Especiais de Contabilidade (TEC)

Coordenadores: Elionor Farah Jreige Weffort (FECAP) e Moacir Manoel Rodrigues Junior (UFSC)

Destinada a abordar tópicos, não abrangidos pelas demais áreas, que tratam da interação contabilidade-sociedade: a) Contabilidade e desenvolvimento social e econômico (abrange mas não limitado a ESG/SEA, RI, GRI, ODS, Balanço Contábil das Nações –BCN). b) Accountability, governança e Demonstrações contábeis para prestação de contas de entidades do terceiro setor e outras entidades privadas e públicas. (abrange, mas não limitado a Entidades Esportivas, Federações, Confederações, ONGs, Fundações e IES). c) Uso de tecnologia na contabilidade (abrange mas não limitado a IA, Machine Learning, Redes Neurais, Sistemas Inteligentes). d) Crime e Contabilidade (abrange mas não limitado a Fraudes, Canais de Denúncia, Whitleblowing, Compliance, Investigação e Pericia, Organizações Criminosas, Lavagem de Dinheiro, Corrupção, papel da auditoria e demais gatekeepers).

Casos para Ensino (CE)

Coordenadores: Edvalda Araújo Leal (UFU)

Casos para ensino possuem objetivo educacional, orientado para aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de determinada disciplina. O caso para ensino é uma modalidade de trabalho que abrange um relato de uma situação vivenciada por um profissional e/ou organização. O caso deve apresentar um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação, envolvendo conteúdo específico de uma determinada área e/ou interdisciplinar. Sugerimos que os casos para ensino a serem submetidos, sigam a seguinte estrutura: Introdução, Contexto do Caso; Dilema do Caso; Fechamento do Caso; Anexos e/ou Apêndices; Notas de Ensino.

Observação: os casos submetidos devem seguir as orientações específicas indicadas no menu Formatação de Trabalhos – Casos para Ensino.

Todas as áreas temáticas

Modalidade: Artigos Tecnológicos (AT)

Coordenador: Danilo Soares Monte-Mor (Fucape)

Todas as áreas temáticas.

Modalidade: Iniciação Científica (IC)

Coordenador: Sady Mazzioni (PPGCCA/Unochapecó)

Todas as áreas temáticas.

Modalidade: Consórcio Doutoral e Mestral

Coordenador: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFMS)

Discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado de alunos de PPGs, com o objetivo geral de contribuir para a evolução da pesquisa na área contábil e, em particular, para a qualidade das dissertações e teses a serem defendidas. Envolve todas as áreas temáticas.