Orientações de submissão, formatação e avaliação do Congresso

Regras válidas para o Congresso ANPCONT

Orientações básicas

Submissões de trabalhos

Você será direcionado(a) para a plataforma de submissão de artigos da ANPCONT para realizar sua submissão.

Obs: Utilizar um único e-mail em todas as atividades e entradas na Plataforma, para evitar conflitos de usuário.

Regras gerais para submissão

Antes de acessar o sistema de submissão, reserve alguns minutos para ler atentamente as orientações abaixo.

1. Exigências Gerais para Submissão

  • Os trabalhos que incluírem identificação de autores(as) e/ou não estiverem no template oficial e na formatação indicada para cada modalidade (clique aqui) serão automaticamente eliminados do processo de avaliação.
  • Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, devendo conter entre 10 e 20 páginas. Exceto projetos para Consórcio Mestral e Doutoral que o limite são 10 páginas.
  • Antes de realizar o upload, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados por vírus. Trabalhos que não atenderem a essa exigência serão excluídos.
  • No momento da submissão, escolha a modalidade correta do trabalho (artigo científico, artigo tecnológico, caso para ensino, iniciação científica, consórcio mestral e doutoral). Essa escolha será definitiva e não poderá ser alterada após a data limite para submissão.

Não será aceita múltipla submissão do mesmo trabalho.

2. Critérios de Ineditismo e Elegibilidade

  • Os artigos científicos, tecnológicos, casos para ensino e de iniciação científica não precisam ser inéditos e podem ter sido enviados para outros eventos. Entretanto, espera-se que os trabalhos tenham recebido modificações a partir de eventual participação em evento anterior.
  • Não serão aceitos trabalhos que estejam em processo de avaliação, publicados ou aceitos para publicação em periódicos (ahead of print).
  • Trabalhos submetidos na modalidade Iniciação Científica devem estar vinculados exclusivamente a produções realizadas no âmbito da graduação, como trabalhos de conclusão de curso ou projetos de iniciação científica. Trabalhos oriundos de cursos de mestrado ou doutorado não são elegíveis para essa modalidade.
  • A primeira autoria de trabalhos de Iniciação Científica deve obrigatoriamente estar matriculada em um curso de graduação ou ter concluído o curso no ano anterior à realização do congresso ou no ano em curso.

3. Limites de Submissão e Autoria

  • Artigos Científicos, Tecnológicos e Casos para Ensino: Cada autor(a) pode submeter até 3 trabalhos (incluindo coautoria), com no máximo 5 autores(as) por trabalho em qualquer combinação dessas três modalidades.
  • Consórcio Doutoral e Consórcio Mestral: Cada aluno pode submeter uma proposta, e o nome do orientador deve obrigatoriamente constar no projeto.
  • Iniciação Científica: Cada autor(a)  pode submeter até 3 trabalhos (incluindo coautoria), com o limite de 2 orientadores e até 4 graduandos por trabalho, sendo o número máximo de autores(as) 5 por trabalho.

Ou seja, um pesquisador (seja autor(a), coautor(a) ou orientador(a) pode submeter até três artigos científicos, tecnológicos ou casos para ensino, além de três artigos de iniciação científica, e o orientador pode submeter até três projetos para consórcio mestral ou doutoral.

4. Regras sobre Apresentação e Vinculação de Trabalhos

  • Para que o trabalho seja publicado nos anais do evento, ele deverá estar vinculado a uma inscrição individual.
  • Não será permitida a vinculação de uma mesma inscrição a mais de um trabalho. Preferencialmente, cada autor(a) ou coautor(a) deverá apresentar apenas um trabalho aprovado no evento.
  • A ausência na apresentação de trabalhos aprovados implicará o impedimento dos(as) autores(as) de submeter(em) trabalhos para o congresso do ano subsequente.

5. Processo de Submissão

  • Durante o período de submissão, o(a) autor(a) responsável poderá realizar ajustes no trabalho, incluindo a retirada ou inclusão de autores(as).
    • Observação: Presume-se que todos(as) os(as) autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do trabalho.
  • Apenas o primeiro autor(a) receberá o e-mail de confirmação da submissão e as comunicações durante o período de avaliação.
  • O sistema emitirá alertas sobre campos incompletos ou fora dos parâmetros no momento da submissão. Trabalhos enviados com pendências ficarão marcados como “incompletos” e, caso as correções não sejam realizadas dentro do prazo, a submissão será desconsiderada.
  • O título do trabalho deve conter no máximo 20 palavras, e o resumo deve ter até 250 palavras. Trabalhos que ultrapassarem esses limites não serão bloqueados pelo sistema, mas serão considerados incompletos até que os ajustes sejam feitos.
  • Agradecimentos devem ser exclusivamente institucionais, direcionados às agências de fomento, e incluídos em nota de rodapé na primeira página do trabalho.

6. Regras Após o Encerramento da Submissão

  • Não será permitida qualquer modificação (inclusão, exclusão, substituição ou alteração de nome, e-mail ou instituição) de autores(as) ou coautores(as) e substituição do arquivo após o término do período de submissão.

7. Compromisso dos (as) Autores (as)

  • Ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) declara(m) estar ciente(s) e de acordo com todos os critérios e regras estabelecidos pela organização do evento. Trabalhos que não atendam a essas regras poderão ser excluídos pela Comissão Organizadora.
  • Autores(as) ou coautores(as) com titulação de doutor de trabalhos submetidos se comprometem automaticamente a contribuir para o processo de avaliação. A seleção dos avaliadores será feita pelos coordenadores, conforme critérios definidos pela Diretoria Científica.

8. Elegibilidade para Premiações

  • Trabalhos de autoria ou coautoria de diretores, membros do Comitê Executivo, Conselho Fiscal da ANPCONT e editores da ASAA Journal não concorrerão às premiações de melhores trabalhos.
  • Coordenadores de área não poderão concorrer a prêmios em suas respectivas áreas, mas poderão participar nas demais.

Critérios de Avaliação

Os trabalhos completos submetidos ao Congresso serão avaliados pelo Comitê Científico, que os encaminhará aos respectivos coordenadores de área ou modalidade para análise no sistema double blind review. Cada trabalho será avaliado por dois ou três avaliadores ad hoc, todos com titulação de doutor e/ou doutorando experientes na área. Para trabalhos submetidos na modalidade de Iniciação Científica (IC), a avaliação também poderá ser feita por mestres.

Os trabalhos serão analisados com base nos critérios de inovação e contribuição para a área. Cada avaliador atribuirá uma nota geral, variando de 1 (mínima) a 5 (máxima), além de fornecer comentários construtivos, destacando os pontos fortes e fracos do trabalho, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das pesquisas.

A seleção dos trabalhos em cada área será realizada com base na média das notas atribuídas pelos avaliadores, respeitando a ordem de classificação final.