Regras de submissão

Regras válidas para o Congresso ANPCONT

Orientações básicas

Submissões de trabalhos

Você será direcionado(a) para a plataforma de submissão de artigos da Oxford Abstracts para realizar sua submissão.

ATENÇÃO: no campo “Resumo”, informe ‘Consórcio – sem resumo’

Obs: Utilizar um único e-mail em todas as atividades e entradas na Plataforma da Oxford Abstracts, para evitar conflitos de usuário.

Regras gerais para submissão


Antes de acessar o sistema de submissão, dedique alguns minutos para ler as instruções abaixo:

Os artigos científicos, tecnológicos e de iniciação científica submetidos não precisam ser inéditos, isto é, podem ter sido enviados para publicação em outro evento. Entretanto, não serão aceitos artigos que já foram publicados em periódicos ou aceitos para publicação (ahead of print).

Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas.

O limite de submissão de artigos científicos e/ou tecnológicos por autor (incluindo coautoria) é de no máximo três artigos e o número máximo de autores por trabalho é de quatro. O limite de submissão de artigos de iniciação científica e de projetos para consórcio mestral e doutoral são contados separadamente. Ou seja, um pesquisador (autor e/ou coautor ou orientador) pode, no máximo, enviar 3 artigos científicos e/ou tecnológicos, 3 artigos de iniciação científica e 3 projetos para consórcio mestral e doutoral.

Ressalta-se que cada autor ou coautor só poderá apresentar um artigo aprovado no XVI Congresso Anpcont.
Os artigos de autoria ou coautoria submetidos por diretores e membros do Comitê Executivo e do Conselho Fiscal da Anpcont, editores da ASAA Journal e/ou coordenadores de área não concorrerão à premiação entre os melhores.
Os artigos com identificação serão eliminados do processo.

Ao efetivar a submissão de trabalhos no Congresso Anpcont, o AUTOR e COAUTORES declaram estar de acordo com as condições gerais especificadas a seguir:

 Os trabalhos submetidos para o Congresso Anpcont não precisam ser inéditos, mas não serão aceitos aqueles que já foram publicados em periódicos ou aceitos para publicação (ahead of print).

O limite de trabalhos e de autoria para cada uma das modalidades (artigo científico, artigo tecnológico, iniciação científica, consórcio doutoral ou consórcio mestral), por autor ou coautor é de:

a) Artigos Científicos e/ou Tecnológicos: três artigos por autor (incluindo coautoria) e no máximo quatro autores por trabalho.

b) Consórcio Doutoral e Mestral: uma proposta por aluno e o nome do orientador deve, obrigatoriamente, constar no projeto.

c) Iniciação Científica: três artigos por autor orientador (incluindo coautoria), podendo ter até 2 orientadores e até 4 graduandos. Em qualquer combinação, o máximo de autores é de 4 por estudo submetido.

*Trabalhos oriundos de cursos de mestrado ou doutorado não devem ser submetidos na modalidade iniciação científicos. 

  • O autor que fizer a submissão deverá informar os dados solicitados dos coautores durante o processo de submissão.
  • Não será aceita múltipla submissão do mesmo trabalho. Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.
  • A versão em PDF enviada será definitiva.

Durante o período de submissão o(a) autor(a) responsável pela submissão poderá fazer ajustes, inclusive retirar e incluir autores. Todavia, presume-se que todos os autores estão cientes da participação no estudo e da submissão do trabalho.

  • Apenas o primeiro autor receberá o e-mail de confirmação da submissão.
  • O sistema alertará sobre campos incompletos ou fora dos parâmetros no momento da submissão, mas não impedirá o envio dos trabalhos. No entanto, permanecerá como submissão incompleta até que as pendências sejam resolvidas dentro do prazo de submissão.
  • O título do trabalho deve ter no máximo 20 palavras e o campo resumo permite, no máximo, 250 palavras. O sistema não bloqueará a submissão, mas ela ficará como incompleta caso o autor tenha ultrapassado esses limites. Se a correção não for feita dentro do prazo de submissão, a mesma será desconsiderada.

Não será aceita qualquer modificação (inclusão, exclusão, substituição, ou alteração de nome, e-mail ou instituição) de autor (es) ou coautor (es) após o fim do período de submissão.

Agradecimento deve ser exclusivamente institucional para as agências de fomento, em nota de rodapé, na primeira página.

Antes de realizar o upload de trabalhos, certifique-se de que os arquivos não estejam infectados com vírus. Trabalhos que não atendam a essa exigência serão excluídos.

No ato da submissão dos trabalhos certifique-se de sua opção: artigo científico, artigo tecnológico, consórcio doutoral, consórcio mestral e iniciação científica, estando ciente que a opção escolhida não poderá ser alterada.

Ao fazer a submissão o(s) autor(es) declara(m) estar ciente(s) e concordar(em) com todos os critérios e regras estipulados pela organização do evento. Caso haja divergência, o trabalho será excluído pela Comissão Organizadora.

A não apresentação do trabalho aprovado no XVI Congresso Anpcont implicará o impedimento do(s) autor(es) de submeter(em) trabalhos para o congresso do ano subsequente. Ao submeter seu trabalho, o autor aceita compulsoriamente ser avaliador no evento. A seleção dos avaliadores estará a cargo dos coordenadores, a partir do perfil estabelecido pela Diretoria Científica.

Formatação dos trabalhos

Formato do artigo

O artigo deve conter:

  • Título
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Conteúdo do trabalho
  • Referências

As páginas dos trabalhos devem estar devidamente numeradas e o arquivo a ser submetido deve estar em formato PDF, nas seguintes condições:

  • papel formato A4 (210 x 297 mm).
  • fonte Arial, Calibri ou Times New Roman, tamanho 12.
  • espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.
  • margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm.
  • figuras, gráficos, quadros e tabelas em fonte Arial, Calibri ou Times New Roman, tamanho 10.
  • as citações e referências devem seguir as normas atuais da APA.
Consórcio Doutoral e Mestral

O Consórcio Doutoral e Mestral da Anpcont compreende uma discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado de alunos dos Programas de Pós-Graduação, com o objetivo de contribuir, em geral, para a pesquisa na área contábil e, em particular, para a qualidade das pesquisas a serem defendidas.

A proposta resumida dos projetos de tese e de dissertação de alunos dos PPGs deve ser submetida de forma eletrônica pelo site do evento. Cada aluno poderá submeter um único projeto. Cada orientador pode encaminhar 3 projetos para consórcio mestral e doutoral.

Na submissão do projeto, os autores devem ser o aluno e o orientador(es), obrigatoriamente nesta ordem.

Formato dos projetos 

A proposta resumida do projeto de tese ou de dissertação é um documento objetivo, um ponto de partida bem estruturado, contendo registro de ideias e fundamentações para desenvolvimento do trabalho. Os principais elementos da proposta constituem a base para avanço da pesquisa.

A proposta a ser submetida para o Consórcio Doutoral e Mestral da Anpcont deve ter no máximo cinco páginas, com espaço simples, margens (esquerda e superior = 3 cm e direita e inferior = 2 cm) e fonte Arial, Calibri ou Times New Roman de 12 pontos, em arquivo PDF, no Limite de até 5 páginas.

A palavra de ordem neste caso é objetividade no registro da intenção da pesquisa.

Recomenda-se que o projeto contenha:

  • Título
  • Problema, Objetivos e Questão de pesquisa;
  • Relevância do estudo;
  • Limitações e delimitações do estudo;
  • Fundamentação teórica (literatura essencial);
  • Método;
  • Contribuição e impacto esperado;
  • Principais referências;
  • No campo resumo do sistema de submissão digitar: Não é necessário para projeto de tese/dissertação

As citações e referências devem seguir as normas atuais da APA