Página Inicial

Iniciação Científica

Iniciação Científica


Com o objetivo de incentivar a Iniciação Científica nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e como forma de criar mecanismos de fortalecimento da integração desta modalidade com a Pós-Graduação, haverá um espaço para exposição de banners e/ou apresentação oral com o intuito de divulgação de pesquisas realizadas por acadêmicos de Iniciação Científica.

Caso o trabalho seja aprovado, obrigatoriamente um dos alunos de graduação que seja autor do trabalho deverá fazer sua inscrição no evento, para que o trabalho possa ser apresentado durante o mesmo.

O envio dos artigos ao XIV Congresso ANPCONT deve ser de forma eletrônica pelo site da ANPCONT. Em seguida lhe será enviada mensagem de confirmação do recebimento.

A autoria do trabalho de Iniciação Científica (IC) está limitada a quatro pessoas, sendo, no máximo, dois orientadores.

Os trabalhos de autoria ou coautoria submetidos por diretores da ANPCONT e/ou coordenadores de área não concorrerão à premiação entre os melhores trabalhos de iniciação científica.

Os trabalhos que contiverem identificação serão eliminados do processo.

Formato dos ICs

  • 1ª linha – o título do trabalho centralizado (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 2ª linha – em branco, sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es).
  • 3ª linha – na margem esquerda registrar a palavra resumo (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 4ª linha – escrever o resumo (no idioma do texto) em até 20 linhas, em um único parágrafo (sem entrada de parágrafo), espaço simples entre linhas e sem negrito.
  • 5ª linha – em branco.
  • 6ª linha – registrar o termo palavras-chave em negrito (somente a primeira letra em maiúsculo), seguido de dois pontos e de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (sem negrito).
  • 7ª linha – em branco.
  • 8ª linha – na margem esquerda registrar 1 Introdução (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 9ª linha – iniciar o texto.

Para submissão dos trabalhos na 9ª Mostra de Iniciação Científica ANPCONT devem ser observadas as seguintes normas editoriais:Título do trabalho (todas as letras maiúsculas) centralizado, negrito e fonte 12 Times New Roman.
As páginas do trabalho devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows 2003, em um único lado da folha, nas seguintes condições:
Papel formato A4 (210 x 297 mm).
Limite mínimo 10 e máximo 17 páginas (para o arquivo em pdf).
Fonte Times New Roman, tamanho 12.
Espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.
Entrada de parágrafo: 1,25 cm.
Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm.
Figuras, gráficos, quadros e tabelas (não usar colorido) em fonte Times New Roman, tamanho 10.
Os títulos (todas as letras maiúsculas) e subtítulos (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo) do artigo devem ser numerados e negritados.
As citações e referências devem obedecer às normas atuais da APA.
Normas no formato APA (American Psychological Association)

As citações no texto devem obedecer às normas do formato APA (American Psychological Association) conforme exemplos a seguir:
As citações no texto devem obedecer as normas conforme exemplos a seguir:
um autor – Iudícibus (1997, p. 58) ou (Iudícibus, 1997, p. 58).
dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53) ou (Mosimann & Fisch, 1999, p. 53).
Três ou mais autores – Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar no texto apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação, e nas referências acrescentar todos os autores.
Ex.: Rocha et al. (1999) ou (Rocha et al., 1999)        Horngren et al. (2000, p. 113) ou (Horngren et al., 2000, p. 113).

Nas referências:
Livros:
Horngren, C. T.; Foster, G.; & Datar, S. (2000). Contabilidade de custos. (9. ed.) Rio de Janeiro: LTC.

Capítulos de livros:
Guerreiro, R. (1999). Mensuração do resultado econômico. In: A. Catelli (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. (pp. 81-102). São Paulo: Atlas.

Artigos de periódicos:
Libonati, J. J.; & Miranda, L. C. (2004). Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, 7(1), p. 85-104.
Oyadomari, J. C. T., Aguiar, A. B., Yen-tsang, C., Cardoso, R. L., & Lima, R. G. D. (2014). Associações entre informações, desempenho da controladoria, desempenho gerencial e organizacional: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 8(3), pp. 309-325.

Artigo on line (retirado da internet):
Silva, L. M. (2012). Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista Abracicon Saber. 1(1), pp. 15-19. Recuperado em 7 dezembro, 2014, de http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista.

Trabalhos de anais:
Carastan, J. T. (1999). Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, São Leopoldo, RS, Brasil, 6.

Dissertações e teses:
Lima, A. L. A. (2000). Análise das congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.