Página Inicial

Modalidades/Áreas Temáticas

Modalidades/Áreas Temáticas para submissão dos trabalhos.


Auditoria e Tributos (AT)

Coordenador: Jorge de Souza Bispo (UFBA).

Envolve pesquisas relacionadas a temas contemporâneos de Auditoria e Tributação. Compreende temas ligados as implicações tecnológicas e de mercado nos processos de auditoria, englobando, dentre outros, assurance, auditoria interna e externa, auditoria de TI, normas internacionais de auditoria, planejamento e gestão de tributos, compliance tributário, crimes tributários, tributação internacional, governança tributária, dentre outros.

Contabilidade Financeira e Finanças (CFF)

Coordenadores: Aziz Xavier Beiruth (Fucape) e Lucas Ayres Barreira de Campos Barros (USP).

Envolve pesquisas relacionadas aos aspectos elaboração e divulgação dos Relatórios Financeiros e seu uso na avaliação econômica e financeira das firmas. Esta área foca no processo de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, finanças, valuation, governança corporativa, mercado de capitais, com como na análise das escolhas contábeis e nos métodos da preparação dos relatórios financeiros, bem como na coleta e análise de informações contábeis (GAAP) e não contábeis (Non-GAAP) reportadas pela entidade, e outras fontes de informações disponíveis, relativas à avaliação da firma.

Contabilidade e Setor Público (CSP)

Coordenadores: Claudia Ferreira da Cruz (UFRJ) e Dimas Barreto de Queiroz (UFPB).

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados ao setor público e ao terceiro setor como: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, controladoria na gestão pública, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, desempenho do setor público, disclosure de informações à sociedade, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, auditoria pública, contabilidade e prestação de contas de entidades do terceiro setor, finanças sociais, accountability, governança e desempenho no terceiro setor.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenadores: Claúdio de Araújo Wanderley (UFPE) e Franciele Beck (FURB).

Envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre tópicos relacionados à contabilidade e controle gerencial. Desdobra-se principalmente em: controladoria aplicada às organizações privadas, públicas, e do terceiro setor, gestão da cadeia de produção, gestão de custos, planejamento e controle orçamentário, sistema de controle gerencial, aspectos comportamentais e contabilidade gerencial, avaliação de projeto de investimentos, sistema de informação gerencial, profissão do controller, entre outros.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenador: Edvalda Araújo Leal (UFU)

Abrange pesquisas relacionadas aos modelos, métodos, estratégias de ensino e instrumentos que visam a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, avaliação e formação docente, bem como das construções de trabalhos científicos no campo de conhecimento das Ciências Contábeis.

Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC)

Coordenador: José Alonso Borba (UFSC).

Envolve estudos que investigam a preparação, uso ou divulgação de relatórios sociais, ambientais e de sustentabilidade das organizações. Dentre os múltiplos relatórios existentes se destacam o Relato Integrado, GRI, balanço contábil das nações (BCN), demonstrações contábeis para prestação de contas de entidades do terceiro setor e outras entidades privadas e públicas. A área também envolve questões de pesquisa sobre accountability, governança e desempenho no terceiro setor, além de temas emergentes em contabilidade, como uso de novas tecnologias, técnicas de extração de dados e temas que não se enquadram especificamente nas demais áreas.

Consórcio Doutoral e Mestral (CDM)

Coordenadores: Márcia Martins Mendes De Luca (UFC) e Emil Hoffmann (UFSC/ANPAD).

Todas as áreas temáticas

Artigos Tecnológicos (AT)

Coordenador: Valcemiro Nossa (Fucape)

Todas as áreas temáticas

Iniciação Científica (IC)

Coordenador: Sady Mazzioni (Unochapecó).

Todas as áreas temáticas