Página Inicial

Apresentação

Apresentação

O Congresso ANPCONT é um evento organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Ele proporciona a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, representando um meio de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis.

Concentra discussões relativas à Auditoria e Tributos (AT); Contabilidade Financeira e Finanças (CFF); Contabilidade e Setor Público (CSP); Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC) e Tópicos Especiais em Contabilidade (TEC).

O evento busca estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilita aos participantes conhecerem os distintos enfoques dos estudos nas Ciências Contábeis.


Atividades Previstas

Palestras

Estão previstas 06 (seis) palestras relacionadas à Contabilidade a serem proferidas por palestrantes nacionais e internacionais.

Painéis

Estão previstos 04 (quatro) painéis, que contemplarão assuntos relacionados à Contabilidade e mercado de trabalho, com a participação de painelistas nacionais e internacionais.

Sessões temáticas

Espera-se que cerca de 500 artigos científicos e tecnológicos sejam submetidos à apreciação do Comitê Científico do Congresso. Após a avaliação, os mesmos serão apresentados em sessões temáticas tradicionais. Cada uma das sessões temáticas tradicionais será constituída pela apresentação e discussão de dois a três artigos afins.

Para valorizar o desenvolvimento dos artigos, os melhores de cada área serão premiados por área temática e, entre estes, também, será premiado o melhor trabalho do evento.

Workshops

Estão previstos Workshops, que contemplarão assuntos relacionados às áreas de pesquisa, bem como, 2 (dois) dois Workshops com Editores Stakeholders de periódicos de contabilidade.

Em 2020, devido as circunstâncias da pandemia, os workshops foram realizados antecipadamente em julho na modalidade online e apresentados pelos Professores Editores Rodrigo Verdi (MIT – Editor Journal of Accounting Research), Fábio Frezatti (USP – RCF), Paulo Roberto da Cunha (FURB), e Orleans Siva Martins (UFPB); mediadores José Elias Feres de Almeida (UFES) e Edilson Paulo (UFRGS).
Link do evento no canal da ANPCont no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CdAp1fazaC8

Consórcio Doutoral e Mestral

Estão previstas discussões de Projetos de alunos de Doutorado e de Mestrado, com vistas a detecção de pontos de melhorias das respectivas pesquisas. A previsão é de recepção de cerca de 30 projetos de dissertação de mestrado e 20 projetos de tese de doutorado.

Em 2020, devido as circunstâncias da pandemia, os projetos foram totalmente apresentados na modalidade online nos dias 20 e 27/07/20. Foram apresentados 13 projetos de mestrado e 12 de doutorado com média de 50 participantes por sessão.

Mostra de Iniciação Científica

Com o objetivo de incentivar a iniciação científica nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, haverá um espaço nas galerias do evento para exposição de banners para divulgação de pesquisas realizadas por acadêmicos de iniciação científica. A previsão é de recepção de cerca de 30 trabalhos de iniciação científica das mais diversas áreas da Contabilidade.