Instruções para Coordenadores e Debatedores


INSTRUÇÕES PARA COORDENADORES E DEBATEDORES SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

  • 1) Sessão Tradicional de Trabalhos
    • 1.1) Duração da Sessão Tradicional
      Nas Sessões Convencionais são apresentados dois, três ou quatro trabalhos por sessão. Do tempo destinado à sessão, para cada um dos trabalhos o respectivo autor terá 20 minutos para fazer a exposição oral, com projeção em multimídia, e o coordenador e plateia têm 10 minutos para discussão.
    • 1.2) Papel do Coordenador da Sessão Tradicional
      O Coordenador da Sessão Tradicional tem o papel de abrir a sessão, expor as regras de tempo de cada um, controlar o tempo das apresentações, coordenar o debate com a plateia e encerrar a sessão. Na Sessão Tradicional ao final de cada apresentação ocorre a interação com a plateia. É importante que após a apresentação o coordenador faça algum comentário relacionado ao trabalho e em seguida abra para discussão com a plateia. O coordenador deve ficar atento ao controle do tempo para que o último trabalho da sessão não fique prejudicado.
  • 2) Sessão Especial de Trabalhos
    • 2.1) Duração da Sessão Especial
      Nas Sessões Especiais é debatido um trabalho por sessão. Da 1h destinada à sessão, o(s) autor(res) terá(ão) 15 minutos para exposição do trabalho e o debatedor terá até 15 minutos para exposição de suas críticas, ambos com uso de projetor multimídia, e os 30 minutos finais são para o debate, incluindo a plateia.
      É imprescindível que todos os participantes dessa sessão tenham lido o trabalho que está sendo apresentado.
    • 2.2) Papel do Debatedor da Sessão Especial:
      O debatedor tem o duplo papel de ao mesmo tempo coordenar e debater o trabalho na sessão. Assim, deverá controlar o tempo de apresentação do autor e o seu próprio tempo de apresentação e da interação com a plateia. O debatedor terá que preparar previamente uma apresentação dos principais pontos fortes e fracos do trabalho, além de sugestões de melhoria. Uma cópia dessa apresentação (impressa ou eletrônica) deve ser entregue ao(s) autor(es) do trabalho. Após a apresentação os autores das Sessões Especiais serão convidados a submeter os trabalhos no Fast Track do ASAA Journal (Advances in Scientific and Applied Accounting). Assim, o papel dos debatedores na Sessão Especial corresponde ao de um coeditor, que discute com os autores os ajustes finais necessários para publicação do artigo no periódico, embora o artigo já tenha recebido as avaliações dos avaliadores ad hoc do Congresso. Caso seja de interesse do autor o editor do ASAA – Advances in Scientific and Applied Accounting receberá o artigo e em regime de Fast Track dará prosseguimento à avaliação, até a fase de publicação no periódico em caso de aprovação.

CONSÓRCIOS

Os consórcios compreenderão sessões para discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado, visando a contribuição para o desenvolvimento e qualidade da pesquisa. Os autores foram orientados a submeterem um documento objetivo, contendo a proposta básica e as fundamentações para seu desenvolvimento. Os textos deveriam ter no máximo cinco páginas

  • 1) Consórcio Doutoral
    O consórcio doutoral compreende a avaliação de projetos de teses de doutorado
    • 1.1) Duração do Consórcio Doutoral
      No Consórcio Doutoral cada projeto terá: 20 minutos de apresentação pelo autor (sem projeção multimídia), 20 minutos de críticas do debatedor, 20 minutos de debate entre autor e debatedor.
    • 1.2) Papel do Debatedor no Consórcio Doutoral
      O Coordenador-debatedor da Sessão Consórcio Doutoral deve abrir a sessão, expor as regras de tempo e fazer o controle deste. Apresentar, depois da exposição do autor, suas contribuições para a pesquisa em questão, lembrando-se do seu caráter construtivo. Na sequência das apresentações individuais, inicia-se o debate entre as partes. Havendo tempo, pode-se permitir a participação da plateia.
  • 2) Consórcio Mestral
    O consórcio mestral compreende a avaliação de projetos de dissertações de mestrado.
    • 2.1) Duração do Consórcio Mestral
      No Consórcio Mestral cada projeto terá: 10 minutos de apresentação pelo autor (sem projeção multimídia), 10 minutos de críticas do debatedor, 10 minutos de debate entre autor e debatedor.
    • 2.2) Papel do Debatedor no Consórcio Mestral
      Assim como no Doutoral, no consórcio Mestral, o Coordenador-debatedor da Sessão faz a abertura, expõe as regras de tempo e faz o controle deste. Ele deve apresentar, depois da exposição do autor, suas contribuições para a pesquisa em questão, lembrando-se do seu caráter construtivo. Na sequência das apresentações individuais, inicia-se o debate entre as partes. Havendo tempo, pode-se permitir a participação da plateia.


Apoio