Mais informações

Sobre

Concentra discussões relativas à Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Contabilidade para Usuários Externos (CUE); Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC) e Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (CPT). Portanto, o evento busca estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilitando aos participantes conhecer mais profundamente os diversos enfoques dos estudos nas Ciências Contábeis.

A décima segunda edição do Congresso está programada para o período de 09 a 12/06/2018, organizada pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT.

Informações

Período do evento: 09 a 12 de junho de 2018

Local de realização: João Pessoa – PB

Número estimado de participantes: estimado de 200 pessoas

Abrangência do evento: Internacional

Objetivos

Divulgar a produção técnico-científica da área.

Fortalecer a produção científica e o intercâmbio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do País.

Comissão Organizadora

Diretoria 2016-2017:

Ernani Ott, Dr.

Maisa de Souza Ribeiro, Dra.

Cláudio Parisi, Dr.

Cláudio de Araújo Wanderley, Dr

Diretoria 2018-2019:

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Dr.

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Dra.

Aldy Fernandes da Silva, Dr.

Cláudio de Araújo Wanderley, Dr.

Programa Anfitrião

Edilson Paulo, Dr.

Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, Dr.

Simone Bastos Paiva, Dra.

Atividades Previstas

Palestras

Estão previstas três palestras relacionadas à Contabilidade a serem proferidas por palestrantes nacionais e internacionais.

Painéis

Estão previstos dois espaços para painéis, que contemplarão assuntos relacionados à Contabilidade, com a participação de painelistas nacionais e internacionais.

Sessões temáticas

Espera-se que cerca de 450 trabalhos (artigos científicos) sejam submetidos à apreciação do comitê científico do congresso. Após a avaliação dos trabalhos, os mesmos serão apresentados em sessões temáticas tradicionais e em sessões especiais. Cada uma das sessões temáticas tradicionais será constituída pela apresentação e discussão de três trabalhos afins. Já cada sessão temática especial será constituída de apenas um trabalho (dentre os melhores de cada área temática) com discussão de aproximadamente 1 hora.

Além das sessões temáticas e especiais, o congresso terá espaço nas galerias do evento para exposição de banners para divulgação de pesquisas realizadas por acadêmicos dos cursos de mestrado e doutorado recomendados pelo comitê científico.
Para valorizar o desenvolvimento dos trabalhos, os melhores de cada área serão premiados por área temática e, também, como o melhor trabalho do evento.

Workshops

Estão previstos cinco Workshops, que contemplarão assuntos relacionados às áreas de pesquisa, bem como, dois workshops com Editores e Stakeholders de periódicos de contabilidade.

Consórcio Doutoral

Estão previstas discussões de Projetos de alunos de Doutorado e de Mestrado, com vistas a detecção de pontos de melhorias das respectivas pesquisas. Tem-se a previsão de recepção de cerca de 5 projetos de dissertação de mestrado e 10 projetos de tese de doutorado.

Mostra de Iniciação Científica

Com o objetivo de incentivar a iniciação científica nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, haverá um espaço nas galerias do evento para exposição de banners para divulgação de pesquisas realizadas por acadêmicos de iniciação científica. Tem-se a previsão de recepção de cerca de 20 trabalhos de iniciação científica das mais diversas áreas da contabilidade.

Público-Alvo

O público alvo do XII Congresso ANPCONT são estudantes, professores, pesquisadores e profissionais vinculados a área de Ciências Contábeis. Tendo em vista o número de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis existentes no Brasil, espera-se que o evento conte com cerca de 200 participantes.

Áreas Temáticas

Áreas Temáticas para submissão dos trabalhos

Contabilidade para Usuários Externos (CUE)

Coordenador: Roberto Carlos Klann, Prof. Dr. (Furb)

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil. Desdobra-se principalmente em: Teoria da Contabilidade, Regulação Contábil, Contabilidade Financeira, Contabilidade Internacional e Comparada, Contabilidade Tributária, Relatórios de Sustentabilidade, Relato Integrado, Análise das Demonstrações Contábeis, Agrobusiness, Prestação de Serviços Contábeis à Comunidade.

Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG)

Coordenadora: Márcia Martins Mendes de Luca, Profa. Dra (UFC)

Envolve campo de pesquisa e desenvolvimento de estudos sobre instrumentos de apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. Desdobra-se principalmente em: Controladoria empresarial, Controladoria aplicada à logística, Contabilidade gerencial e teorias organizacionais / psicológicas, Contabilidade e análise de custos, Princípios e Métodos de Custeio (ABC, TDABC, UEP, Absorção, Direto, Gestão econômica (GECON), Planejamento e controle orçamentário, Controle gerencial nas organizações, Tecnologia e sistemas de informação, Avaliação de projetos de investimentos, Teoria das restrições e Auditoria em sistemas de informação.

Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC)

Coordenador: Felipe Ramos Ferreira, Prof. Dr. (Fucape)

Abrange estudos conceituais, analíticos e de pesquisas empíricas sobre o tema genérico de Finanças, com especial interesse na informação contábil como insumo às tomadas de decisão por gestores, analistas e investidores. Os focos dos estudos e pesquisas podem ser dispostos nos seguintes temas principais: Finanças Corporativas; Avaliação de Títulos, Derivativos e Fundos de Investimento; Firm Valuation; Value-Relevance; Governança Corporativa; Auditoria Independente; Avaliação de Risco.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (CPT)

Coordenadora: Patrícia Siqueira Varela, Profa. Dra (USP)

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados ao setor público e ao terceiro setor como: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, controladoria na gestão pública, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, desempenho do setor público, disclosure de informações à sociedade, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, auditoria pública, contabilidade e prestação de contas de entidades do terceiro setor, finanças sociais, accountability, governança e desempenho no terceiro setor.

Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC)

Coordenador: Romualdo Douglas Colauto, Prof. Dr. (UFPR)

Estudo de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, avaliação e formação docente, bem como das construções de trabalhos científicos no campo de conhecimento das Ciências Contábeis. “

Calendário

Data e HorárioAtividades Programadas
15/12/2017Início de submissão dos trabalhos (artigos, iniciação científica e projetos de pesquisa de doutorado e de mestrado)
25/02/2018Fim de submissão dos trabalhos
26/02/2018Encaminhamento dos trabalhos para dois avaliadores (avaliação anônima)
31/03/2018Encerramento do período de avaliação dos trabalhos
07/04/2018Divulgação dos resultados da avaliação
07/04/2018Início das inscrições dos participantes no evento
25/04/2018Término do prazo para pagamento das inscrições dos autores que tiveram trabalhos aprovados para ter seus trabalhos incluídos nos anais do evento
25/04/2018Término do prazo para pagamento das inscrições dos participantes com a taxa inicial (R$ 700,00 para professores e pesquisadores e R$ 450,00 para alunos de mestrado e doutorado). Para acadêmicos de iniciação científica com exposição de banners a taxa de inscrição é de R$ 250,00.
26/04/2018A partir desta data a taxa será de R$ 800,00 para professores, R$ 500,00 para alunos de mestrado e doutorado e R$ 300,00 para acadêmicos de iniciação científica com exposição de banners.
25/05/2018Término do período de inscrição e pagamento da respectiva taxa no XII Congresso Anpcont.
09/06 a 12/06/18Dias de realização do Evento – Acesse a programação aqui
09/06/2018, 10 hs sábadoAssembleia Geral Extraordinária da ANPCONT – Coordenadores dos PPGCC

Submissões

Artigos Científicos

É imprescindível que os trabalhos submetidos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 páginas e no máximo 17 páginas.
O envio dos trabalhos ao XII Congresso ANPCONT deve ser de forma eletrônica pelo site da Anpcont. Em seguida lhe será enviada mensagem, pelo correio eletrônico congresso@anpcont.org.br, de confirmação do recebimento do trabalho. O limite de submissão de trabalhos por autor (incluindo co-autoria) é de no máximo três trabalhos e o número máximo de autores por trabalho é de no máximo quatro autores.
Ressalta-se que cada autor ou co-autor só poderá apresentar um trabalho aprovado no XII Congresso Anpcont.
Os trabalhos de autoria ou coautoria submetidos por diretores da Anpcont e/ou coordenadores de área não concorrerão à premiação entre os melhores artigos.

Formato do artigo

O artigo deve conter:

  • 1ª linha – o título do trabalho centralizado (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 2ª linha – em branco, sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es).
  • 3ª linha – na margem esquerda registrar a palavra resumo (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 4ª linha – escrever o resumo (no idioma do texto) em até 20 linhas, em um único parágrafo (sem entrada de parágrafo), espaço simples entre linhas e sem negrito.
  • 5ª linha – em branco.
  • 6ª linha – registrar o termo palavras-chave em negrito (somente a primeira letra em maiúsculo), seguido de dois pontos e de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (sem negrito).
  • 7ª linha – em branco.
  • 8ª linha – na margem esquerda registrar 1 Introdução (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 9ª linha – iniciar o texto.

As páginas dos trabalhos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows 2003, em um único lado da folha (convertido para PDF), nas seguintes condições:

  • papel formato A4 (210 x 297 mm).
  • fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.
  • entrada de parágrafo: 1,25 cm.
  • margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm.
  • figuras, gráficos, quadros e tabelas (não usar colorido e faze-las da largura do texto) em fonte Times NewRoman, tamanho 10.
  • os títulos (todas as letras maiúsculas) e subtítulos (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo) do trabalho devem ser numerados e negritados.
  • as citações e referências devem obedecer as normas atuais da APA.

Normas no formato APA (American Psychological Association)

As citações no texto devem obedecer as normas conforme exemplos a seguir:

um autor – Iudícibus (1997, p. 58) ou (Iudícibus, 1997, p. 58).

dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53) ou (Mosimann & Fisch, 1999, p. 53).

Três a cinco autores – Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação.

Ex.: Na primeira vez que for citado: Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113) ou (Horngren, Foster & Datar, 2000, p. 113).

A partir da segunda vez que for citado: Horngren et al., 2000, p. 113) ou (Horngren et al., 2000, p. 113).

Seis ou mais autores – Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar no texto apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação, e nas referências acrescentar todos os autores.

Ex.: Rocha et al. (1999) ou (Rocha et al., 1999).
Nas referências:

Livros:

Horngren, C. T.; Foster, G.; & Datar, S. (2000). Contabilidade de custos. (9. ed.) Rio de Janeiro: LTC.

Capítulos de livros:

Guerreiro, R. (1999). Mensuração do resultado econômico. In: A. Catelli (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. (pp. 81-102). São Paulo: Atlas.

Artigos de periódicos:
Libonati, J. J.; & Miranda, L. C. (2004). Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, 7(1), p. 85-104.

Oyadomari, J. C. T., Aguiar, A. B., Yen-tsang, C., Cardoso, R. L., & Lima, R. G. D. (2014). Associações entre informações, desempenho da controladoria, desempenho gerencial e organizacional: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 8(3), pp. 309-325.

Artigo on line (retirado da internet):

Silva, L. M. (2012). Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista Abracicon Saber. 1(1), pp. 15-19. Recuperado em 7 dezembro, 2014, de http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista.

Trabalhos de anais:
Carastan, J. T. (1999). Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, São Leopoldo, RS, Brasil, 6.

Dissertações e teses:
Lima, A. L. A. (2000). Análise das congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Consórcio Doutoral e Mestral

O Consórcio Doutoral e Mestral da ANPCONT compreende uma sistemática de mesa redonda para discussão de projetos de tese de doutorado e dissertação de mestrado de alunos de PPGCCs, com o objetivo de contribuir em geral para a pesquisa na área contábil e, em particular para a qualidade das pesquisas a serem defendidas.

O Consórcio Doutoral e Mestral da ANPCONT é uma atividade associada ao Congresso ANPCONT e, a partir de 2017, ocorre durante o Congresso.

A proposta resumida dos projetos de tese e de dissertação de alunos de PPGCCs deve ser submetida no ambiente virtual do Congresso ANPCONT.

Formato dos projetos

A proposta resumida do projeto de tese ou de dissertação é um documento objetivo, um ponto de partida bem estruturado, contendo registro de ideias e fundamentações para desenvolvimento do trabalho. Os principais elementos da proposta constituem a base para avanço da pesquisa.

A proposta a ser submetida para o Consórcio Doutoral e Mestral da ANPCONT deve ter no máximo cinco páginas, com espaço simples, margens (esquerda e superior = 3 cm e direita e inferior = 2 cm) e fonte Times News Roman de 12 pontos, em arquivo PDF.

A palavra de ordem neste caso é objetividade no registro da intenção da pesquisa.

Os itens a seguir devem estar presentes no documento.

Título do trabalho (todas as letras maiúsculas) centralizado, negrito e fonte 12 Times New Roman.

Deixe uma linha em branco e registre a área temática do evento.

Deixe uma linha em branco e registre o texto:

Problema, Objetivos e Questão de pesquisa;

Relevância do estudo;

Limitações e delimitações do estudo;

Fundamentação teórica (literatura essencial);

Método;

Contribuição e impacto esperado;

Principais referências;

Principais diretrizes para referências

Livros:

Horngren, C. T.; Foster, G.; & Datar, S. (2000). Contabilidade de custos. (9. ed.) Rio de Janeiro: LTC. Capítulos de livros: Guerreiro, R. (1999). Mensuração do resultado econômico. In: A. Catelli (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. (pp. 81-102). São Paulo: Atlas.

Artigos de periódicos:

Libonati, J. J.; & Miranda, L. C. (2004). Medidas utilizadas na aval- iação do desempenho da área de suprimentos: um estudo ex- ploratório. UnB Contábil, 7(1), p. 85-104. Oyadomari, J. C. T., Aguiar, A. B., Yen-tsang, C., Cardoso, R. L., & Lima, R. G. D. (2014). Associações entre informações, desempen- ho da controladoria, desempenho gerencial e organizacional: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabili- dade, 8(3), pp. 309-325.

Artigo on line (retirado da internet):

Silva, L. M. (2012). Contabilidade pública: reflexões sobre a gover- nança pública. Revista Abracicon Saber. 1(1), pp. 15-19. Recupera- do em 7 dezembro, 2014, de http://www.abracicon.org/index.php/- publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista.

Trabalhos de anais:

Carastan, J. T. (1999). Custo meta e custo padrão como instrumen- tos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, São Leopoldo, RS, Brasil, 6.

Dissertações e teses:

Lima, A. L. A. (2000). Análise das congruências com vistas à har- monização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. Dissertação de Mestrado em Administração, Universi- dade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Iniciação Científica

Com o objetivo de incentivar a Iniciação Científica nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e como forma de criar mecanismos de fortalecimento da integração desta modalidade com a Pós-Graduação, haverá um espaço nas galerias do evento para exposição de banners que divulguem pesquisas realizadas por acadêmicos de Iniciação Científica.

Caso o trabalho seja aprovado, obrigatoriamente um dos alunos de graduação que seja autor do trabalho deverá fazer sua inscrição no evento, para que o trabalho possa ser apresentado durante o evento. A autoria do trabalho está limitada a quatro pessoas, sendo alunos de Iniciação Científica e, pelo menos um orientador.
Os trabalhos de autoria ou coautoria submetidos por diretores da Anpcont e/ou coordenadores de área não concorrerão à premiação entre os melhores artigos.

Formato dos ICs

  • 1ª linha – o título do trabalho centralizado (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 2ª linha – em branco, sem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es).
  • 3ª linha – na margem esquerda registrar a palavra resumo (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 4ª linha – escrever o resumo (no idioma do texto) em até 20 linhas, em um único parágrafo (sem entrada de parágrafo), espaço simples entre linhas e sem negrito.
  • 5ª linha – em branco.
  • 6ª linha – registrar o termo palavras-chave em negrito (somente a primeira letra em maiúsculo), seguido de dois pontos e de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (sem negrito).
  • 7ª linha – em branco.
  • 8ª linha – na margem esquerda registrar 1 Introdução (todas as letras maiúsculas) em negrito.
  • 9ª linha – iniciar o texto.

Para submissão dos trabalhos na 8ª Mostra de Iniciação Científica ANPCONT devem ser observadas as seguintes normas editoriais:

Título do trabalho (todas as letras maiúsculas) centralizado, negrito e fonte 12 Times New Roman.

As páginas do trabalho devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows 2003, em um único lado da folha, nas seguintes condições:

Papel formato A4 (210 x 297 mm).

Limite mínimo 10 e máximo 17 páginas (para o arquivo em pdf).

Fonte Times New Roman, tamanho 12.

Espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.

Entrada de parágrafo: 1,25 cm.

Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm.

Figuras, gráficos, quadros e tabelas (não usar colorido) em fonte Times New Roman, tamanho 10.

Os títulos (todas as letras maiúsculas) e subtítulos (somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo) do artigo devem ser numerados e negritados.

As citações e referências devem obedecer às normas atuais da APA.

Normas no formato APA (American Psychological Association)
As citações no texto devem obedecer às normas conforme exemplos a seguir:

um autor – Iudícibus (1997, p. 58) ou (Iudícibus, 1997, p. 58).

dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53) ou (Mosimann & Fisch, 1999, p. 53).

Três a cinco autores – Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação.

Ex.:

Na primeira vez que for citado: Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113) ou (Horngren, Foster & Datar, 2000, p. 113).

A partir da segunda vez que for citado: Horngren et al., 2000, p. 113) ou (Horngren et al., 2000, p. 113).

Seis ou mais autores – Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar no texto apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação, e nas referências acrescentar todos os autores.

Ex.: Rocha et al. (1999) ou (Rocha et al., 1999).


Nas referências:

Livros:

Horngren, C. T.; Foster, G.; & Datar, S. (2000). Contabilidade de custos. (9. ed.) Rio de Janeiro: LTC.


Capítulos de livros:

Guerreiro, R. (1999). Mensuração do resultado econômico. In: A. Catelli (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. (pp. 81-102). São Paulo: Atlas.


Artigos de periódicos:

Libonati, J. J.; & Miranda, L. C. (2004). Medidas utilizadas na avaliação do desempenho da área de suprimentos: um estudo exploratório. UnB Contábil, 7(1), p. 85-104.

Oyadomari, J. C. T., Aguiar, A. B., Yen-tsang, C., Cardoso, R. L., & Lima, R. G. D. (2014). Associações entre informações, desempenho da controladoria, desempenho gerencial e organizacional: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 8(3), pp. 309-325.


Artigo on line (retirado da internet):

Silva, L. M. (2012). Contabilidade pública: reflexões sobre a governança pública. Revista Abracicon Saber. 1(1), pp. 15-19. Recuperado em 7 dezembro, 2014, de http://www.abracicon.org/index.php/publicacoes/revista-abracicon-saber/item/revista.


Trabalhos de anais:

Carastan, J. T. (1999). Custo meta e custo padrão como instrumentos do planejamento empresarial para obter vantagem competitiva. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, São Leopoldo, RS, Brasil, 6.

Dissertações e teses:

Lima, A. L. A. (2000). Análise das congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Critérios de Julgamento

Com a missão de “”promover e fomentar o desenvolvimento dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis que operam no Brasil””, a ANPCONT promove a décima segunda edição de seu Congresso. Nesse sentido, busca receber trabalhos produzidos por professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior.
Os trabalhos completos são submetidos à apreciação do Comitê Científico do XII Congresso ANPCONT e encaminhados pelos respectivos coordenadores de área para avaliação no sistema double blind review para dois ou três avaliadores ad hoc, todos doutores e pesquisadores na área. Os originais são analisados quanto à inovação, profundidade, clareza, referencial teórico, análise dos resultados e conclusões apresentadas.

Os critérios de seleção dos trabalhos em cada área seguem a ordem de classificação por conceitos e, dentro de um mesmo conceito pelas médias das notas de ambos os avaliadores. Os trabalhos aprovados são os que obtêm os conceitos AA e AB. No caso de divergências (e.g., A e C) entre os dois avaliadores inicialmente apontados, um terceiro é consultado.

Critérios de avaliação

Visando cumprir a missão da ANPCONT, considerando os temas selecionados para o XII Congresso ANPCONT, foram elaboradas diretrizes para orientar de forma criteriosa a análise e seleção dos trabalhos.

O formulário de avaliação contém os itens, seus respectivos pesos, espaço para registrar as notas, conceitos e comentários, como segue:

Item a ser avaliado no conteúdo do textoPeso
Originalidade do trabalho e relevância do tema 1
Pertinência do título e qualidade do resumo 2
Adequação e qualidade da introdução do trabalho 2
Qualidade da revisão de literatura 2
Consistência teórica do trabalho 3
Metodologia utilizada (adequação e qualidade) 2
Análise de dados e resultados: articulação, teórica e metodológica da interpretação 3
Clareza, pertinência e consecução dos objetivos 2
Conclusões: fundamento, coerência e alcance 2
Qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal) 1
MÉDIA FINAL
CONCEITO (A, B, C ou D)
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS

O formulário de avaliação contém os itens, seus respectivos pesos, espaço para registrar as notas, conceitos e comentários, como segue:

Item a ser avaliado no conteúdo do textoPeso
Originalidade do trabalho e relevância do tema 2
Pertinência do objetivo e problema de pesquisa 2
Justificativa para a pesquisa 2
Consistência teórica preliminar 1
Metodologia proposta 2
Qualidade da redação 1
MÉDIA FINAL
CONCEITO (A, B, C ou D)
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS

O formulário de avaliação contém os itens, seus respectivos pesos, espaço para registrar as notas, conceitos e comentários, como segue:

Item a ser avaliado no conteúdo do textoPeso
Originalidade do trabalho e relevância do tema 1
Pertinência do título e qualidade do resumo 2
Adequação e qualidade da introdução do trabalho 2
Qualidade da revisão de literatura 2
Consistência teórica do trabalho 3
Metodologia utilizada (adequação e qualidade) 2
Análise de dados e resultados: articulação, teórica e metodológica da interpretação 3
Clareza, pertinência e consecução dos objetivos 2
Conclusões: fundamento, coerência e alcance 2
Qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal) 1
MÉDIA FINAL
CONCEITO (A, B, C ou D)
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS

Avaliação dos Pareceres

Gostaríamos de ter sua opinião quanto ao parecer que recebeu sobre o trabalho submetido ao Anpcont. Assim, após receber a avaliação que foi feita do seu texto, responda ao questionário abaixo.
Esta avaliação tem por objetivo conscientizar o pesquisador, que disponibilizou seu tempo para colaborar com a seleção dos trabalhos submetidos ao Congresso Anpcont, quanto à sua percepção sobre a forma como ele (a) expressou sua opinião.

Categoria: (Informação automática)

  • Artigo
  • Projeto de tese
  • Projeto de dissertação
  • IC

Código do trabalho: (Informação automática)
Título do trabalho: (Informação automática)
O avaliador fundamentou sua opinião sobre o trabalho? (  ) SIM (  ) NÃO
Se, sim:
os termos foram, cientificamente, adequados? (  ) SIM (  ) NÃO
a crítica foi construtiva? (  ) SIM (  ) NÃO
pelos argumentos utilizados, o avaliador demonstrou conhecimento sobre o tema e/ou metodologia da pesquisa? (  ) SIM (  ) NÃO

qual o conceito que atribui à avaliação que recebeu? (  )muito boa (  ) boa (  ) ruim

Programa Anfitrião

Edilson Paulo, Dr.

Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, Dr.

Simone Bastos Paiva, Dra.

Inscrições

Local

Hotel Manaíra

Endereço: Av. Edson Ramalho, 1131 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-100

E-mail: reservas@hotelmanaira.com.br

Telefone recepção: (83) 3021-9700

Telefone solicitação de reservas: (83) 3021-9704

Site: http://hotelmanaira.com.br/

Agência recomendada pela Anpcont: http://www.followuptour.com.br/Evento/ANPCONT

Valor da Hospedagem

IndividualDuploTriplo
SuperiorR$ 253,00R$ 282,00
Superior FrenteR$ 282,00R$ 329,00R$ 400,00
Suíte JuniorR$ 407,00R$ 476,00
Suíte ExecutivaR$ 518,00R$ 607,00

Informações complementares

  • Aos valores acima serão acrescidos 10% de taxa de serviço e 5% de ISS;
  • As tarifas acima incluem café da manhã, desde que servido no local informado no check-in e nos seguintes horários: durante a semana, das 06h30 às 10h00; finais de semana e feriados, das 06h30 às 10h30;
  • Menores de idade devem estar munidos de identidade ou registro de nascimento e, em caso de não estar com os pais, autorização deles por escrito para a guarda do responsável;
  • Política de CHD – Uma criança com até 04 anos, acomodada no mesmo apartamento de dois adultos, terá gratuidade de hospedagem desde que acomodada em berço (mediante disponibilidade) ou na mesma cama que os pais, com café da manhã;
  • Check-in a partir das 14h:00 – Check-out até 12h:00;
  • O hotel não aceita cheques;
  • O Hotel Manaíra é 100% não fumante (Lei Estadual N° 8.958);
  • Disponibilidade de apartamentos Triplos sob consulta.

Atenção:

  • Para que a tarifa seja aplicada é necessário se identificar como participante do evento “”ANPCONT 2018”;
  • Para solicitar a reserva ou obter mais informações, entrar em contato com o setor de reservas através do e-mail reservas@hotelmanaira.com.br ou pelo telefone (83) 3021-9704

Outras opções de hospedagem:

Verdegreen Hotel

Endereço: Av. João Maurício, 255 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-000

Distância do Hotel Manaíra: 5 minutos de carro (1,8 km), 18 minutos andando (1,5 km)

Telefone recepção: (83) 3044-0000

Telefone solicitação de reservas: (83) 3044-0006

E-mail: reservas@verdegreen.com.br

Site: http://www.verdegreen.com.br/pt-br

Hardman Praia Hotel

Endereço: Av. João Maurício, 1341 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-000

Distância do Hotel Manaíra: 4 minutos a pé (350 metros)

Telefone: (83) 3216-8811

Site: http://www.hotelhardman.com.br/

E-mail: reservas@hotelhardman.com.br


Hotel Intercity João Pessoa

Endereço: Av. João Maurício, 1185 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-000

Distância do Hotel Manaíra: 7 minutos andando (550 metros)

Telefone: (83) 3048-8000

Site: https://www.intercityhoteis.com.br/

E-mail: reservas.jpa@intercityhoteis.com.br

Hotel Nord Easy Green Sunset

Endereço: Av. Cabo Branco, 4400 – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-010

Distância do Hotel Manaíra: 15 minutos de carro (6,7 km)

Telefone recepção: (83) 3247-3001

Telefone solicitação de reservas: (83) 3022-3900

Site: http://www.nordhoteis.com.br/hotel/nord-easy-green-sunset/

E-mail: reservas@nordhoteis.com.br

Hotel Nord Easy Ondas do Antlântico

Endereço: Av. Cabo Branco, 2040 – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58045-010

Distância do Hotel Manaíra: 13 minutos de carro (4,5 km)

Telefone: (83) 3022-2222

Telefone solicitação de reservas: (83) 3022-3916

Site: http://www.nordhoteis.com.br/hotel/nord-easy-ondas-do-atlantico/

E-mail: reservas@nordhoteis.com.br

Programação

Programação Sintética

Dia 09/06/18 – Sábado

HorárioAtividades Programadas
10h00 às 12h30Assembleia da Anpcont
13:00 ás 19h00Credenciamentos, Recebimento de congressistas e entrega de material
14h00 às 15h30Workshop de Editores de Periódicos de Contabilidade
15h30 às 16h00Coffee Break
16h00 às 18h30Consórcio Doutoral e Mestral
19h30 às 20h00Abertura oficial do evento
20h00 às 21h30Palestra de Abertura: Robert Faff
21h30 às 23h00Coquetel de Boas Vindas

Dia 10/06/18 – Domingo

HorárioAtividades Programadas
09h00 às10h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicional
10h30 às11h00Coffee Break
11h00 às 12h30Palestra 2: Thomas Linsmeier
12h30 às 14h30Almoço Livre
14h30 às 16h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicional
14h30 às 16h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especial
16h30 às 17h00Coffee Break
17h00 às 18h30Workshop de Pesquisa em Contabilidade – atividades das áreas temáticas
18h30 às 19h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especial
18h30 às 20h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicional

Dia 11/06/18 – Segunda-Feira

HorárioAtividades Programadas
09h00 às 10h30Workshop Stakeholders dos Periódicos de Contabilidade
10h30 às 11h00Coffee Break
10h30 às 11h009ª mostra de Iniciação Científica – visita aos banners e entrega de certificados
11h00 às 12h30Workshop: Órgãos de Fomento/Avaliação
12h30 às 14h30Almoço Livre
14h30 às 16h00Palestra 3:Maria Major
16h00 às 16h30Coffee Break
16h00 às 16h309ª mostra de Iniciação Científica – visita aos banners e entrega de certificados
16h30 às 18h00Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicional
20h30 às 23h00Premiação e Jantar

Dia 12/06/18 – Terça-Feira

HorárioAtividades Programadas
09h00 às 10h30Palestra 4: John Burns
10h30 às 12h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especial
10h30 às 12h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicional
12h00 às 12h30Coffee Break
12h30 às 13h00Sessão de Encerramento

Programação Analítica

Dia 09/06/18 – Sábado

Data e HorárioAtividades ProgramadasLocal
Hotel Manaíra, JP, PB
10h00 às 12h30Assembleia da AnpcontSala Jade
13h00 às 19h00Credenciamentos, Recebimento de congressistas e entrega de materialFoyer do Térreo
14h00 às 15h30 Workshop de Editores de Periódicos de Contabilidade
Tema: Evolução qualitativa dos periódicos de contabilidade e busca de indicadores de impacto.
Palestrante 1: Abel Parker (Diretor do Scielo)
Palestrante 2: Fábio Frezatti (Editor da Revista Contabilidade & Finanças – FEA-USP)
Palestrante 3: Paulo Roberto da Cunha, (Editor da ASAA – Advances in Scientific and Applied Accounting – Furb)
Sala Rubi
15h30 às 16h00Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
16h00 às 18h30Consórcio Doutoral e MestralConsultar na programação específica
19h30 às 20h00Abertura oficial do eventoSala Topázio
20h00 às 21h30 Palestra de Abertura:
Tema: Pitching Research in Accounting
Palestrante: Robert Faff (University of Queensland, Austrália)
Sala Topázio
21h30 às 23h00Coquetel de Boas VindasFoyer do Mezanino

Dia 10/06/18 – Domingo

Data e HorárioAtividades ProgramadasLocal
Hotel Manaíra, JP, PB
09h00 às10h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicionalConsultar na programação específica
10h30 às11h00Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
11h00 às 12h30 Palestra 2:
Tema: The Future of Financial Accounting: Performance Reporting and Measurement
Palestrante: Thomas Linsmeier (University of Wisconsin, EUA)
Sala Topázio
12h30 às 14h30Almoço Livre
14h30 às 16h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicionalConsultar na programação específica
14h30 às 16h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especialConsultar na programação específica
16h30 às 17h00Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
Workshops de Pesquisa em Contabilidade – atividades das áreas temáticas
17h00 às 18h30 CUE
Tema: Tendências de pesquisa em contabilidade financeira
Participante 1: Fábio Moraes da Costa (Fucape)
Participante 2: Orleans Silva Martins (UFPB)
Participante 3: Silvio Hiroshi Nakao (USP/RP)
Sala Topázio
17h00 às 18h30 CCG
Tema: Mudanças contextuais e a contabilidade gerencial: implicações para pesquisas
Participante 1: Andson Braga de Aguiar (USP)
Participante 2: Cláudio de Araújo Wanderley (UFPE)
Sala Diamante
17h00 às 18h30 MFC Tema: Aplicações práticas de pesquisas acadêmicas na gestão pública e privada.
Participante 1: Bruno Funchal (Fucape)
Participante 2: Fernando Caio Galdi (Fucape)
Sala Rubi
17h00 às 18h30 EPC
Tema: Más Condutas nas Pesquisas Científicas
Participante 1: Maisa de Souza Ribeiro (USP-RP)
Participante 2: Flaviano Costa (UFPR)
Participante 3: José Renato Sena Oliveira (UEFS)
Sala Quartzo
17h00 às 18h30 CPT
Tema: Desafios da Nova Lei de Finanças Públicas: discutindo o PLP 295
Participante 1: Leonardo Silveira do Nascimento (IPSASB/STN)
Participante 2: Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra (TCU)
Sala Jade
18h30 às 19h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especialConsultar na programação específica
18h30 às 20h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicionalConsultar na programação específica

Dia 11/06/18 – Segunda-Feira

Data e HorárioAtividades ProgramadasLocal
Hotel Manaíra, JP, PB
09h00 às 10h30 Workshop Órgãos de Fomento
Tema: Avaliação
Participante 1: Marcelo Álvaro da Silva Macedo (CNPq)
Participante 2: a confirmar
Participante 3: Edson Guarido (Capes)
Participante 4: Márcio André Veras Machado (Capes)
Sala Topázio
10h30 às 11h00Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
10h30 às 11h009ª mostra de Iniciação Científica – visita aos banners e entrega de certificadosFoyer do Térreo e do Mezanino
11h00 às 12h30 Workshop Stakeholders dos Periódicos de Contabilidade
Tema: Good research: a perception of authors and editors.
Participante: Suresh Radhakrishnan (University of Texas at Dallas, EUA)
Sala Topázio
12h30 às 14h30Almoço Livre
14h30 às 16h00 Palestra 3:
Tema: Pesquisa Alternativa em Contabilidade e a Teoria Institucional
Palestrante: Maria Major (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Sala Topázio
16h00 às 16h30Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
16h00 às 16h309ª mostra de Iniciação Científica – visita aos banners e entrega de certificadosFoyer do Térreo e do Mezanino
16h30 às 18h00Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicionalConsultar na programação específica
20h30 às 23h00Premiação e Jantar Versailles Restaurante e Recepções

Dia 12/06/18 – Terça-Feira

Data e HorárioAtividades ProgramadasLocal
Hotel Manaíra, JP, PB
09h00 às 10h30 Palestra 4:
Tema: A shout for qualitative accounting research. What have we achieved, and where to next?
Palestrante: John Burns (University of Exeter, Reino Unido).
Sala Topázio
10h30 às 12h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – especialConsultar na programação específica
10h30 às 12h30Sessão de Apresentação de Trabalhos – tradicionalConsultar na programação específica
12h00 às 12h30Coffee BreakFoyer do Térreo e do Mezanino
13h00 às 13h30Sessão de EncerramentoSala Diamante

Programação Iniciação Científica

11.06.18, segunda, 10h30 às 11h00, Foyer do Térreo

ENDEREÇO

Rua Maestro Cardim, 1170
11º Andar, Bela Vista - São Paulo/SP


CONTATO

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